Banca de DEFESA: Gilvan Ferreira Vaz

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Gilvan Ferreira Vaz
DATA : 19/12/2023
HORA: 18:00
LOCAL: Plataforma Teams
TÍTULO:

Confiabilidade intra e interexaminadores, concordância e mínima mudança detectável de um dinamômetro manual em indivíduos com osteoartrose sintomática do quadril.


PALAVRAS-CHAVES:

osteoartrose do quadril, dinamômetro de força muscular, reprodutibilidade dos resultados.


PÁGINAS: 35
RESUMO:

Introdução: O uso de dinamômetros manuais já foi validado para mensurar a força muscular em diferentes grupos musculares do quadril. No entanto, até o presente momento, nenhum desses instrumentos foi testado em indivíduos com dor crônica associado à osteoartrose do quadril. Deste modo, o presente estudo teve como objetivo avaliar a confiabilidade intra e interobservador, concordância e mudança mínima detectável do dinamômetro manual Lafayette, modelo 1165, para avaliação do pico de força (Pf) e o pico de força médio (Pfm) dos músculos do quadril em indivíduos com osteoartrose de quadril sintomática. Métodos: Vinte participantes com osteoartrose de quadril (idade média ± DP: 58,7±15,3 anos; índice de massa corporal: 28,8±4,2 kg/m2 ) e intensidade de dor na Escala Visual Analógica ≥ 4 (8,05±1,2) foram recrutados para participar deste estudo. As medidas de Pf e Pfm dos flexores de quadril (posição sentada), abdutores/adutores (posição supinada) e extensores (posição pronada) foram coletados em um único dia por dois avaliadores independentes, cada um obtendo teste e reteste em sessões separadas ordenadas aleatoriamente. Resultados: O coeficiente de correlação intraclasse (CCI) intraexaminador foi classificado como bom (>0,75) ou excelente (≥0,90) para todos os grupos musculares e todos os CCIs interexaminadores foram classificados como excelentes. O avaliador A teve um erro padrão de medição menor em comparação ao avaliador B, variando de 0,15 a 0,58 quilograma-força (Kgf) em comparação com 0,34 a 1,25 kg, respectivamente. No entanto, a comparação entre os avaliadores por meio da média de 2 medidas demonstrou uma mudança mínima detectável (MDC) < 10% para todas as medidas de Pf e Pfm para adutores e extensores do quadril. Por fim, a avaliação interexaminador por meio da análise de Bland-Altman mostrou uma boa concordância para abdutores, adutores e extensores. Conclusão: Apesar da dor e disfunção relacionadas à osteoartrose do quadril, a média de duas medidas usando o dinamômetro manual avaliado mostrou-se uma ferramenta confiável para avaliar a força muscular do quadril, com CCIs bons ou excelentes intra e interexaminador, além de uma concordância satisfatória e pequena valores para MDC.





MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1567105 - JOAO LUIZ QUAGLIOTI DURIGAN
Externo à Instituição - GUYDO BRENO SANTOS MATOS
Externa à Instituição - Mauren Alexandra Sampaio - SARAH
Externo à Instituição - Rogerio Santos Silva - SARAH
Notícia cadastrada em: 15/12/2023 07:54
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app10_Prod.sigaa04