Banca de DEFESA: MAYARA DARE VIDIGAL

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAYARA DARE VIDIGAL
DATA : 15/02/2023
HORA: 09:00
LOCAL: TEAMS
TÍTULO:

" LIDERANÇA DE NUTRICIONISTAS, COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL E
INTENÇÃO DE ROTATIVIDADE EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NO
BRASIL"


PALAVRAS-CHAVES:

“ Nutricionistas, liderança, gestão, Unidades de Alimentação e Nutrição, manipuladores de alimentos, comprometimento organizacional, rotatividade._”


PÁGINAS: 1000
RESUMO:

“A liderança é uma habilidade em evidência para o nutricionista que atua em Unidades de Alimentação e Nutrição (UANs) devido ao caráter administrativo de sua função. O trabalho nas UANs conta com alguns desafios que podem ser minimizados pela liderança, como a rotatividade e o comprometimento organizacional dos manipuladores de alimentos (MA). Assim, este estudo teve como objetivo investigar a percepção de liderança de nutricionistas e sua relação com o comprometimento organizacional e intenção de rotatividade de MA em UANs no Brasil. Esta é uma pesquisa empírica quantitativa do tipo transversal exploratória que utilizou os instrumentos de Melo (2004), Vidigal, Botelho e Akutsu (2016), Medeiros e Enders (1998), e de Siqueira et al. (2014), após um procedimento de adaptação de escalas para o nível de cultura e escolaridade dos respondentes, conforme sugerido por Borges e Pinheiro (2002). Ao todo, participaram do estudo 50 UANs das cinco regiões brasileiras, 635 MA e 74 Nutricionistas e Técnicos em Nutrição. Para coleta dos dados, 38 voluntários treinados residentes nas cinco regiões brasileiras fizeram a aplicação dos questionários no formato de entrevista guiada. Os resultados indicaram que os instrumentos adaptados tiveram bons valores de confiabilidade e tiveram uma alta taxa de resposta após as modificações (97%). Os achados mostraram que nutricionistas de UANs superestimam a sua liderança quando comparada à percepção de liderança pelos MA. A liderança de nutricionistas orientada para relacionamentos foi mais fortemente associada ao comprometimento afetivo e normativo dos MA, enquanto a liderança orientada para tarefa esteve mais fortemente associada ao comprometimento instrumental. Além disso, quanto maior o tempo de trabalho do MA na unidade, mais orientada para relacionamentos ele avalia a liderança do nutricionista. Houve relação significativa entre os estilos de liderança e a intenção de rotatividade dos MA, sendo que a liderança orientada para relacionamentos esteve negativamente associada à intenção de rotatividade. Existiu ainda relação significativa entre a maior intenção de rotatividade e maior percepção esforço físico intenso no trabalho e de prejuízo para a saúde mental decorrente do trabalho pelos MA. Conclui-se que nas UANs é observada relação entre a Liderança de nutricionistas, comprometimento organizacional e a intenção de rotatividade de MA. Recomenda-se que novas estratégias de formação do profissional nutricionista voltadas para gestão e liderança sejam preconizadas pelas entidades formadoras e que capacitações de nutricionistas e MA sobre os temas de liderança e relacionamento interpessoal no trabalho sejam realizados pelos serviços de alimentação.”


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ADA MARGARIDA CORREIA NUNES DA ROCHA - UNIPORTO
Externo à Instituição - JAIRO EDUARDO BORGES ANDRADE - UnB
Externa ao Programa - 2193159 - KARIN ELEONORA SAVIO DE OLIVEIRA
Presidente - 4120985 - RITA DE CASSIA COELHO DE ALMEIDA AKUTSU
Externa à Instituição - VIVIANI RUFFO DE OLIVEIRA - UFRGS
Notícia cadastrada em: 27/12/2022 15:55
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app46_Prod.sigaa40