Banca de QUALIFICAÇÃO: Giovanna Soutinho Araújo

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Giovanna Soutinho Araújo
DATA : 23/06/2023
LOCAL: plataforma teams - link disponível na página do programa

"Ambiente alimentar escolar e sua relação com o consumo alimentar e obesidade em adolescentes do Distrito Federal"

“Ambiente alimentar; Consumo Alimentar; Estado nutricional; Adolescentes; Entorno escolar”

“Introdução: Sabe-se que o ambiente escolar pode apresentar oportunidades ou barreiras para uma alimentação saudável na adolescência. No entanto, são escassas as evidências sobre a relação direta entre o ambiente alimentar escolar e o consumo alimentar, bem como com a obesidade. Objetivo: Caracterizar o ambiente alimentar escolar e avaliar sua influência no consumo alimentar e na prevalência de obesidade entre adolescentes das escolas públicas e privadas do Distrito Federal. Metodologia: Estudo transversal com amostra estratificada proporcional de 900 adolescentes de 9º ano de ambos os sexos regularmente matriculados em 20 escolas sorteadas, públicas e privadas, do Distrito Federal. O estudo conta com três módulos: 1) Caracterização do ambiente alimentar interno das escolas: por meio de questionário realizado com o diretor escolar e observação (checklist), será investigada a presença de pontos de venda de alimentos na escola, de propaganda de alimentos, oferta de alimentos ultraprocessados e atividades de promoção de alimentação saudável; 2) Caracterização do entorno da escola: será realizado mapeamento do ambiente alimentar utilizando buffers euclidianos com raios de 400 e 800 metros em torno das instituições, identificando os pontos de venda de alimentos. A lista dos estabelecimentos será obtida a partir da base de dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) - Ministério do Trabalho e Emprego, selecionados com base na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). Além disso, será feita conferência utilizando-se a ferramenta Google Street View. Estes estabelecimentos serão classificados de acordo com o tipo de estabelecimento, sendo “predominantemente alimentos in natura e/ou minimamente processados”, “de padrão misto” e “que comercializam predominantemente alimentos ultraprocessados”; 3) Investigações do aluno: será aplicado questionário por meio de aplicativo em smartphones fornecidos pela pesquisa para autopreenchimento, que investigará dados socioeconômicos (sexo, idade, escolaridade materna); consumo alimentar; por meio de marcadores da alimentação saudável e não saudável, com base na adaptação do questionário simplificado de diversidade alimentar, frequência, momento e local de compra de alimentos no ambiente escolar. Além disso, será realizada aferição do peso e altura para avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC) por idade. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília. Análise de dados: As associações entre as variáveis serão investigadas por meio de modelos multiníveis, considerando os níveis indivíduo e escola, para avaliar a associação entre o IMC, o consumo alimentar, avaliado com base na diversidade alimentar e escore Nova, as características sociodemográficas e o ambiente alimentar escolar. Para avaliar a distribuição espacial dos estabelecimentos nas proximidades das escolas, serão calculadas as densidades medidas (estabelecimentos por m²) ajustadas (por tamanho da escola, ensino ofertado e critérios de renda da população) de cada tipo de estabelecimento dentro dos buffers. Ademais, serão elaborados mapas de distribuição espacial dos pontos, utilizando-se o mapa de densidade de Kernel. O software ArcGIS será utilizado para a modelagem do sistema de informações geográficas e análises espaciais. Pretende-se elaborar dois artigos, sendo 1) Caracterização do ambiente alimentar comunitário no entorno de escolas públicas e particulares do Distrito Federal; e o 2) Associações entre as características do alimentar comunitário escolar com a obesidade e o consumo alimentar de adolescentes no Distrito Federal.”

Externa à Instituição - MARIANA SOUZA LOPES - UFPB
Interna - 1122739 - ELISABETTA GIOCONDA IOLE GIOVANNA RECINE
Presidente - 1779270 - MARIA NATACHA TORAL BERTOLIN
Externa à Instituição - SARA ARAÚJO DA SILVA MENDES - MS