Banca de QUALIFICAÇÃO: THAIS MUNIZ MONTALVAO SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THAIS MUNIZ MONTALVAO SOUSA
DATA : 24/10/2023
LOCAL: plataforma teams - link disponível na página do programa

"Associação entre status de vitamina D e sarcopenia em mulheres com câncer de mama inicial"

“_câncer de mama, sarcopenia, força muscular, performance física, vitamina D.”

“Introdução: O câncer de mama é o tipo de câncer mais diagnosticado em mulheres no Brasil e no mundo. Estima-se um aumento de 40% do número de casos até 2040. Existem vários fatores de risco envolvidos no desenvolvimento desse tipo de câncer, inclusive uma associação com baixos níveis séricos de vitamina D. Desse modo, a alta prevalência de insuficiência de vitamina D em mulheres com câncer de mama já foi bem documentada em várias partes do mundo, inclusive no Brasil. Há também um impacto da deficiência de vitamina D na musculatura esquelética, com a indução de atrofia muscular elevada, o que pode provocar sarcopenia, uma doença muscular esquelética progressiva e generalizada. A sarcopenia é avaliada inicialmente a partir da força muscular, seguida da avaliação da quantidade ou qualidade muscular. Seu diagnóstico é confirmado se houver comprometimento de força e baixa quantidade ou qualidade muscular. Sua severidade é avaliada por meio da avaliação da performance física. Assim, a sarcopenia e seus três componentes (força, quantidade/qualidade muscular e performance) são preditores de toxicidade por quimioterapia, tempo para progressão tumoral e mortalidade em mulheres com câncer de mama, independentemente do IMC e do estadiamento tumoral, o que mostra a importância da prevenção ou diagnóstico precoce e tratamento da sarcopenia em mulheres com câncer de mama antes de iniciarem o tratamento clínico. Por isso, a importância de conhecer a associação da sarcopenia com o status de vitamina D para otimizar sua prevenção e/ou tratamento. Apesar dessa relação ser conhecida em outras populações, ainda não há estudos em mulheres com câncer de mama. Objetivo: Investigar a associação entre o status de vitamina D e a sarcopenia e seus componentes em mulheres com câncer de mama inicial. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional, prospectivo, transversal, descritivo e uni cêntrico em mulheres entre 18 e 65 anos com câncer de mama, cujo estadiamento seja entre I e III confirmado por biópsia e subtipo tumoral por imuno-histoquímica antes de iniciarem o tratamento clínico (quimioterapia, hormonioterapia, radioterapia, terapia-alvo) seja adjuvante ou neoadjuvante. São convidadas a participar pacientes da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) e ambulatório pós cirúrgico da mastologia do Hospital Universitário de Brasília (HUB) e pacientes do Centro de Câncer de Brasília (CETTRO) entre janeiro de 2023 e junho de 2024. São aferidos 25(OH)D; para classificação do status de vitamina D no laboratório de Análises Clínicas do HUB; medidas antropométricas, como peso, altura e circunferência da cintura e aplicação do instrumento de triagem nutricional Avaliação Subjetiva Global Produzida pelo Próprio Paciente (ASGPPP) no HUB. São feitos também a análise da composição corporal por meio da absormetria de raio-x de dupla energia (DEXA); os testes de força (força de preensão palmar por dinamômetro científico e teste de sentar e levantar) e de funcionalidade muscular (Time Up and Go - TUG e teste de caminhada) na Faculdade de Educação Física (FEF) da Universidade de Brasília (UnB). O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (FM/UnB), parecer número 6.031.346.”

Externo à Instituição - Flávio Teixeira Vieira - UniAlberta
Externo à Instituição - HEITOR SIQUEIRA RIBEIRO - USP
Externo ao Programa - 4186689 - JOAO NUNES DE MATOS NETO - nullInterna - 2564849 - NATHALIA MARCOLINI PELUCIO PIZATO
Presidente - 1794344 - RICARDO MORENO LIMA