Banca de QUALIFICAÇÃO: Marina Ferreira Gonçalves

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Marina Ferreira Gonçalves
DATA : 01/12/2023
LOCAL: plataforma teams - link disponível na página do programa

"Avaliação e uso de alegações de saúde em alimentos por consumidores brasileiros"

“alegações de saúde; regulação sanitária, consumidores brasileiros, escolha alimentar, promoção da saúde_”

“Atualmente, dietas não saudáveis são uma das principais causas de morte e incapacidade e atualmente causam 8 milhões de mortes prematuras em todo o mundo a cada ano. A rotulagem nutricional é uma importante ferramenta política para melhorar a nutrição e promover dietas saudáveis. No entanto, a rotulagem também é usada como uma ferramenta de marketing pela indústria de alimentos, sendo que a definição e regras sobre as informações que devem e podem constar nos rótulos dos alimentos protegem os consumidores de informações enganosas. As alegações de saúde são afirmações que declarem, sugiram ou impliquem que existe uma relação entre um constituinte alimentar ou alimento e a saúde. No Brasil, as alegações de saúde são reguladas pela Resolução – RES N.°18/1999. Esse regulamento técnico apresenta dois tipos de alegações, alegação de propriedade funcional e alegação de propriedade de saúde. A norma traz ainda as diretrizes para o uso dessas alegações, sendo que determina a comprovação científica, bem como da segurança no caso de novas propostas, seguindo as diretrizes de avaliação de risco e segurança de alimentos. Há duas revisões recentes sobre alegações nutricionais e de saúde e escolha alimentar. Ambas destacam as principais características dos consumidores e dos produtos alimentícios que influenciam o efeito das alegações nutricionais e de saúde nas preferências e comportamento de escolha alimentar. Em relação às características dos consumidores que influenciam o uso das alegações, os estudos destacam: motivação para a saúde, conhecimento nutricional, entendimento, atitudes e crenças e perfil sociodemográfico. A maioria dos estudos investigam a influência das alegações na aceitação e consumo de produtos específicos, sendo que poucos abordam a avaliação e o uso destas informações de uma maneira geral. Atualmente, não há nenhuma pesquisa realizada com consumidores brasileiros sobre alegações de saúde em alimentos. Sendo assim, o presente estudo tem por objetivo verificar a avaliação e uso das alegações de saúde das alegações de saúde em alimentos no Brasil. Trata-se de um estudo de natureza exploratória. Para tal, desenvolveuse um questionário eletrônico baseado na revisão de literatura sobre o tema. Dessa maneira, os fatores existentes nos estudos consultados foram analisados e categorizados a fim de se construir um modelo que abarcasse os construtos mais relevantes encontradas na literatura científica. Sendo assim, foram propostos os fatores: Atitudes Gerais relacionadas a escolhas alimentares; Interesse Geral em Saúde; Necessidade de Informação para a Saúde; Conhecimento Nutricional; Importância da Fundamentação Científica; Dados sociodemográficos; Familiaridade, Entendimento, Credibilidade, e Uso de Alegações de Saúde.”

Externa à Instituição - BIANCA RAMOS MARINS SILVA - UNIRIO
Externo à Instituição - RAFAEL MOREIRA CLARO - UFMG
Interna - 2475959 - SANDRA FERNANDES ARRUDA
Interna - 404861 - TERESA HELENA MACEDO DA COSTA