Banca de QUALIFICAÇÃO: MAÍSA MIRANDA ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAÍSA MIRANDA ARAÚJO
DATA : 06/03/2024
LOCAL: plataforma teams - link disponível na página do programa

"CONSUMO ALIMENTAR SEGUNDO OS GRUPOS DA CLASSIFICAÇÃO NOVA E SUA RELAÇÃO COM OS COMPONENTES DA OBESIDADE OSTEOSARCOPENICA EM ADULTOS NO PÓS-OPERATÓRIO TARDIO DE CIRURGIA BARIÁTRICA"

“CIRURGIA BARIÁTRICA; OBESIDADE; SARCOPENIA; OSTEOPENIA; ULTRAPROCESSADOS; CLASSIFICAÇÃO NOVA”

“A cirurgia bariátrica e metabólica (CBM) é considerada padrão ouro para o tratamento da obesidade grave, uma vez que promove uma perda de peso rápida e significativa e controle das comorbidades associadas ao excesso de peso. No entanto, essa rápida de peso é acompanhada da perda de massa magra e óssea, alterações hormonais, aumento do risco para deficiências de vitamina D e cálcio. E no pós-operatório (PO) tardio da CBM, na ausência de um acompanhamento clínico adequado, há um risco substancial para o reganho de peso corporal acima do esperado, o que por sua vez, pode favorecer a recidiva das comorbidades. Nesse contexto, os indivíduos no PO tardio de CBM parecem ser um grupo de risco para ocorrência conjunta da obesidade, sarcopenia e osteopenia, condição denominada obesidade osteosarcopênica (OSO). Dentre os potenciais fatores que contribuem para a OSO destacase o consumo alimentar marcado pelo elevado consumo de calorias, carboidratos refinados, gorduras totais e saturadas. Esse perfil de consumo se assemelha a dietas ricas em alimentos processados (AP) e ultraprocessados (AUP), grupos definidos pela classificação NOVA. Porém, até o momento não há estudos que avaliam influência do consumo de alimentos desses grupos sobre a OSO em indivíduos submetidos à CBM. Dessa forma, o objetivo desse estudo é avaliar a relação entre o consumo alimentar segundo a classificação NOVA e a OSO em pessoas no PO tardio de CBM. Trata-se de um estudo transversal, realizado a partir de um banco de dados de pessoas que fizeram CBM gerado por estudos do grupo de pesquisa PENSA da Universidade de Brasília (UnB). Os estudos que compõe o banco de dados foram aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Faculdade de Saúde da UnB, parecer nº2.870.735 e nº5.688.431. Todos os parâmetros analisados seguiram os mesmos protocolos e foram aferidos com os mesmos equipamentos. Foram incluídos adultos (19-59 anos) que realizaram CBM pela técnica Bypass Gástrico em Y-de-Roux há mais de 2 anos no DF. Foi aplicado um questionário semiestruturado para avaliar o perfil sociodemográficos e de estilo de vida. Foram avaliadas a composição corporal (por absorciometria de raios-X de dupla energia), antropometria (aferição do peso, altura), o nível de atividade física (por recordatórios de 24h de atividade física), consumo alimentar (por recordatórios de 24h, utilizando o métodos de 5-passos e múltiplas passagens e posterior classificação dos alimentos e bebidas nos grupos da classificação NOVA), exames bioquímicos (vitamina D e paratormônio), a força (força de preensão palmar por dinamômetro científico e teste de sentar e levantar) e a funcionalidade muscular (testes, teste de caminhada, teste caminhada e time up and go). A OSO será definida por dois critérios distintos, sendo estes propostos por Ilich et al (2016) e pelo consenso da ESPEN/EASO (2022). Para avaliar a concordância da prevalência de OSO entre os critérios diagnósticos será calculado o coeficiente de concordância de Kappa. Para avaliar a diferença do consumo dos grupos da NOVA entre os grupos com e sem OSO, e entre os grupos com obesidade (O), sarcopenia (SARC), obesidade sarcopenia (SO) e OSO serão realizados testes teste-t de Student para amostras independentes e teste de ANOVA, respectivamente. Todas as análises serão performadas utilizando o software estatístico Statistical Package for the Social Sciences. Serão considerados resultados estatisticamente significantes valores p < 0,05.”

Externa à Instituição - CARINA ROSSONI - ULisboa
Externo à Instituição - HEITOR SIQUEIRA RIBEIRO - USP
Externo à Instituição - ILANA BEZERRA - UECE
Interna - 2564849 - NATHALIA MARCOLINI PELUCIO PIZATO