A EXPERIÊNCIA DE COTISTAS NOS ANOS DE GRADUAÇÃO NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: percepções sobre raça, racismo e a política de cotas
Ação Afirmativa; Raça; Racismo; Universidade; Brasília.
O enfoque desta proposta está na compreensão da trajetória acadêmico-institucional de
estudantes cotistas durante o curso de graduação, analisando as questões raciais, a
compreensão do racismo e da importância das ações afirmativas no contexto da Universidade
de Brasília. O desenvolvimento desta pesquisa advém de uma parceria entre instituições de
ensino superior que, no caso, se dedicou a realização e análise de entrevistas semiestruturadas
com 43 discentes de seis cursos distintos, por meio de uma perspectiva qualitativa. Deste
modo, o estudo segue com uma aproximação da teoria política sobre a dimensão racial,
passando pela contextualização das ações afirmativas no espectro das políticas públicas e, por
fim, com a análise de conteúdo dos dados empíricos adquiridos dos encontros com os
graduandos. Através da dissertação se confirma que, a pluralidade cotista segue crescendo e
que formas subjetivas de impacto das desigualdades sobre o público-alvo da política ocorre,
especialmente nas formas de construção da identidade e os modos de percepção e
enfrentamento aos dispositivos raciais durante os anos de graduação, com diferentes formas
de reconhecimento do racismo e das desigualdades que se manifestam ao longo de seus
percursos na instituição, revelando que os dispositivos de poder se apresentam distintamente
dependendo do contexto que o discente está imerso, sobretudo quando a centralidade do
problema passa a ser a questão racial.