Banca de DEFESA: TOBIAS DE ALCANTARA DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TOBIAS DE ALCANTARA DO NASCIMENTO
DATA : 14/07/2025
HORA: 14:00
LOCAL: IPOL
TÍTULO:

A pós-verdade na comunicação e o poder político: um estudo sobre o uso de verdades criativas como ferramenta de mobilização nas lives do Youtube de Bolsonaro durante seu governo (2019-2022).


PALAVRAS-CHAVES:

Pós-verdade. Poder. Discurso Político. Comunicação Política. Redes Sociais.


PÁGINAS: 235
RESUMO:

A corrente dissertação almejou perquirir quais recursos estratégicos de “verdades criativas” Bolsonaro utilizou em suas lives no YouTube para ativar, reforçar e converter eleitores em campanha permanente durante seu mandato. Especificamente, foram analisadas 8 lives de Jair Bolsonaro conduzidas no âmbito de seu Canal Oficial no YouTube durante o período em que esteve na Presidência da República do Brasil (2019-2022), observando o critério de 2 lives a cada ano de seu governo, levando em consideração o mês de estreia em março de 2019. Partindo mormente do referencial teórico contido em Harsin (2015,2018), Lewandowski et al. (2017), McIntyre (2018), Kalpokas (2019) e Block (2019) acerca do conceito da pós-verdade, e da tipologia de verdades criativas subordinada à pós verdade utilizada por Block (2019), a inferência principal que guia este estudo é de que os dois principais recursos estratégicos de verdade criativa utilizados por Bolsonaro em suas lives no YouTube durante seu mandato, para mobilizar eleitores foram a promoção de tratamento alternativo à Covid-19 e o ataque às urnas eletrônicas brasileiras. Para possibilitar o alcance do objetivo aqui proposto, a pesquisa foi fundamentada na escolha metodológica do estudo de caso, sendo os casos representados pelas lives analisadas. Em termos da técnica de coleta de dados, recorreu-se ao YouTube Data Tools e, no que tange à técnica de pesquisa, adota-se a análise de conteúdo do discurso auxiliada pelo software IRaMuTeQ com vistas a buscar descobrir se as verdades criativas que aqui consideramos como parte de nossa hipótese apareceriam como temas centrais em diferentes momentos-chave do governo durante os discursos online de Bolsonaro e seus impactos em termos de ativação, reforço e conversão de acordo com Lazarsfeld et al. (1948) mediante uma análise de conteúdo de comentários feitos em suas lives também lastreada no referido software, seguindo o critério de escolha de 10 principais comentários postados em cada live analisada. Os dados da corrente pesquisa indicam que as lives configuram um instrumento de mobilização considerável por intermédio do qual sobreleva-se o efeito de reforço do apoio dos eleitores de Bolsonaro para com ele, mas não se verifica uma relação entre o emprego das verdades criativas consideradas em nossa hipótese com a geração dos impactos constatados. Apesar disso, a análise aqui desenvolvida indica que os espectadores das lives de Bolsonaro estão sujeitos às dinâmicas de pós verdade.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3055775 - FREDERICO BERTHOLINI SANTOS RODRIGUES
Presidente - 1051772 - JOSCIMAR SOUZA SILVA
Interno - 2211649 - LUIS FELIPE MIGUEL
Externa à Instituição - MICHELE GOULART MASSUCHIN - UFPR
Notícia cadastrada em: 07/07/2025 10:17
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app15.sigaa15