PPG-CP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA INSTITUTO DE CIÊNCIA POLÍTICA Téléphone/Extension: (61) 3107-2201 https://www.unb.br/pos-graduacao

Banca de QUALIFICAÇÃO: LARA CALDAS FERNANDES DA SILVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LARA CALDAS FERNANDES DA SILVEIRA
DATA : 04/08/2022
LOCAL: IPOL

A ideologia neoliberal e o urbano: Desdemocratização a partir de territórios semiautônomos privados.

desdemocratização, neoliberalismo, urbanização, territórios semiautônomos, privatização

A hipótese que orienta este trabalho é que as tendências de privatização do espaço urbano em suas diversas escalas encapsulam um projeto político consciente de desdemocratização dentro da racionalidade neoliberal. A desdemocratização pelo neoliberalismo tem sido um fenômeno amplamente estudado, mas frequentemente a partir do Norte Global. Seguindo pistas na literatura de que o contexto latino americano possui particularidades que escapam a essa teoria global, o trabalho se volta para o contexto brasileiro em busca de pistas sobre nossa realidade específica, a partir de um fenômeno emergente, os bairros privados. Para enquadrar esse objeto em relação ao neoliberalismo e a desdemocratização, proponho o conceito “território semiautônomo privado”, buscando destacar a implementação de formas de governança e modos de viver baseados na ampla autonomia em relação ao Estado, para além da tendência de privatização e securitização. O método de pesquisa consiste em uma frente teórica e um estudo de caso instrumental. A frente teórica se baseia em dois eixos: a produção social do espaço urbano e o direito à cidade; e o neoliberalismo e a crise da democracia. O estudo de caso escolhido é o bairro privado Golden Lake, da empresa Multiplan, em Porto Alegre (RS).

Interno - 1717343 - CARLOS AUGUSTO MELLO MACHADO
Externa ao Programa - 1855707 - CAROLINA PESCATORI CANDIDO DA SILVA
Interno - 2211649 - LUIS FELIPE MIGUEL
Presidente - 2255715 - THIAGO APARECIDO TRINDADE