PPG-CP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA INSTITUTO DE CIÊNCIA POLÍTICA Téléphone/Extension: (61) 3107-2201 https://www.unb.br/pos-graduacao

Banca de DEFESA: Karina Damous Duailibe

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Karina Damous Duailibe
DATA : 23/02/2023
LOCAL: IPOL

OPINIÃO PÚBLICA E SURVEYS SERVEM À DEMOCRACIA?

ELEMENTOS PARA UMA REFLEXÃO

opinião pública; democracia; cobertura eleitoral; pesquisas eleitorais; Pierre Bourdieu.

Esta tese é uma reflexão sobre as relações entre surveys e a noção de opinião pública. Privilegia dois aspectos: (1) a reconstituição do momento histórico em que as pesquisas de opinião se tornam centrais na definição de opinião pública; (2) o questionamento acerca das premissas democráticas atribuídas tanto aos surveys quanto à opinião pública. Incorporada à gramática política desde a segunda metade do século XVIII, a noção de opinião pública surge, já nos seus primórdios, vinculada à imprensa e aos princípios do liberalismo político. Apesar da crescente importância que adquire como categoria dos emergentes regimes democráticos, permanece envolta em indeterminação, vagueza, opacidade e polissemia. Com a chegada dos surveys, a perspectiva de mensurar a opinião pública por meio da agregação das opiniões dos indivíduos ganha centralidade, promovendo uma importante inflexão. Saudados como dispositivos de natureza democrática, os surveys passam a ser considerados e amplamente aceitos como equivalentes da opinião pública. São profundas as implicações dessa correspondência para as relações entre os campos da política e da mídia, e para a relação entre governantes e governados. A cobertura eleitoral passa a ser estruturada em torno do uso das pesquisas de intenção de voto, assim como os índices de popularidade dos eleitos tornam-se críticos para o exercício da liderança política. Em torno dessa nova configuração, consolida-se todo um campo de conhecimento da opinião pública - utilizando surveys - para estudar o comportamento político dos indivíduos e a própria democracia. A ênfase da reflexão desenvolvida nesta tese converge, então, para a seguinte questão: a noção de opinião pública como equivalente às pesquisas de opinião representa ganhos para a democracia? Na ausência de uma literatura consolidada de ancoragem crítica, propõe-se uma discussão com os poucos autores que se dedicaram a contestar, tanto a equivalência entre surveys e opinião pública, quanto os postulados democráticos do instrumento survey e da noção. Como conclusão, o argumento é pela fragilidade constitutiva dos pressupostos democráticos de ambos, o que exige um maior escrutínio sobre o uso dos surveys, pela imprensa, como equivalente de opinião pública. Por outro lado, não se trata de argumentar pela irrelevância social dos surveys, especialmente diante da complexidade dos movimentos de opinião gerados no ambiente online e da retórica antipesquisa da extrema direita. Quanto à opinião pública, o argumento é de que serve mais à democracia se as vozes e os grupos sociais que efetivamente influem na esfera do poder político não perderem sua nitidez, sob a opacidade e as contradições que a noção carrega consigo.

Externa à Instituição - ALESSANDRA ALDE - UERJ
Externo à Instituição - GILBERTO GONCALVES COSTA - CEUB
Externa ao Programa - 1298914 - LIZIANE SOARES GUAZINA
Presidente - 2211649 - LUIS FELIPE MIGUEL