PPG-CP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA INSTITUTO DE CIÊNCIA POLÍTICA Téléphone/Extension: (61) 3107-2201 https://www.unb.br/pos-graduacao

Banca de DEFESA: Felipe Augusto Torres de Carvalho

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Felipe Augusto Torres de Carvalho
DATA : 26/09/2023
HORA: 14:30
LOCAL: IPOL
TÍTULO:

ANÁLISE DAS INICIATIVAS DE PRECIFICAÇÃO DE CARBONO NO BRASIL À LUZ DA TEORIA DA GOVERNANÇA DE BENS COMUNS


PALAVRAS-CHAVES:

Precificação de carbono; Mercado regulado de carbono; Brasil; Governança de bens comuns; Projeto PMR Brasil.


PÁGINAS: 86
RESUMO:

Este trabalho aplica a teoria de governança de bens comuns de Elinor Ostrom para uma avaliação das propostas de política para criação de um instrumento de precificação de carbono no Brasil, notadamente o Decreto Presidencial 11.075/2022 e os Projetos de Lei 2148/2015 e 412/2022, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, respectivamente. Por meio da análise de conteúdo, busca-se compreender se estas proposições normativas observam os design principles para boa gestão de bens comuns e se a análise sob esta ótica pode derivar recomendações de aprimoramento das referidas propostas de legislação. De forma complementar, também busca-se mapear o histórico do debate sobre a precificação de GEE no Brasil, apontando o contexto nacional e internacional, as iniciativas e os atores que impulsionaram a discussão sobre o tema no país. Neste esforço, dedica-se especial atenção ao desenvolvimento do Projeto PMR, principal catalisador deste debate no contexto brasileiro, com vistas a compreender as origens da parceria, os objetivos, os atores engajados, os resultados do projeto, as recomendações elaboradas e a aplicação destas nas três propostas de política mencionadas acima. Conclui-se que poucos design principles de Ostrom são integralmente observados pelas proposições legislativas em discussão no Brasil. Ademais foram identificadas lacunas nas regulamentações estudadas que dificultam a conformidade destas com os princípios, a exemplo da exclusão de setores da economia do mercado regulado de carbono proposto pelas três normas, a ausência da previsão de mecanismos de resolução de conflitos entre os setores a serem regulados, e a ausência da possibilidade de aplicação de regras por meio de organizações encadeadas em diferentes níveis. Estas lacunas geram insumos para reflexão sobre eventuais recomendações de aprimoramento das propostas em estudo. No tocante ao mapeamento do debate sobre precificação de carbono no Brasil, foi possível concluir que o setor privado teve – e ainda tem - forte influência e atuação neste, sobretudo no âmbito do Projeto PMR. Entidades como CEBDS, a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura e a CNI tiveram papel fundamental como impulsionadores da discussão. Quanto aos resultados do Projeto PMR em si, aponta-se que este concluiu ser desejável que o Brasil adote um Sistema de Comércio de Emissões – SCE, e elencou recomendações de características que este sistema deveria ter. O presente trabalho evidenciou, por fim, que proposta de lei mais adequada às recomendações elaboradas pelo Projeto é o PL 2148/2015, que atende integral ou parcialmente a todas as sugestões elencadas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3055775 - FREDERICO BERTHOLINI SANTOS RODRIGUES
Interno - 1164666 - PAULO CARLOS DU PIN CALMON
Externo à Instituição - RONALDO SEROA DA MOTTA - UERJ
Interna - ***.097.081-** - SUELY MARA VAZ GUIMARÃES DE ARAÚJO - UnB
Notícia cadastrada em: 21/09/2023 08:25
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app12_Prod.sigaa06