Banca de QUALIFICAÇÃO: João Renato Remede Prandina

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : João Renato Remede Prandina
DATA : 27/11/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Microsoft Teams
TÍTULO:

Resíduos industriais do Espírito Santo aplicados em obras de infraestruturas sob a perspectiva geotécnica.


PALAVRAS-CHAVES:

Escória de aciaria (EA); resíduo de rocha ornamental (RRO); obras de infraestrutura; sustentabilidade; usos geotécnicos; gestão de resíduos.


PÁGINAS: 120
RESUMO:

Obras de infraestruturas incluem o projeto e a construção de aterros e pavimentos, reconhecias como fundamentais para o desenvolvimento econômico. Diferentes resíduos siderúrgicos, especialmente escórias de aciaria (EA) têm sido adotados como prática corrente na construção de aterros e pavimentos em todo estado do Espírito Santo, em quantidades crescentes, há pelo menos uma década. A integração de resíduos da indústria de rochas ornamentais em aterros e pavimentos pode oferecer avanços significativos de engenharia em sustentabilidade, economia e desempenho geotécnico. Esta pesquisa avalia as propriedades desses materiais, particularmente sua aplicação na construção de aterros e pavimentos, tanto nas camadas de subleito, sub-base e base, sob a perspectiva da engenharia geotécnica. A revisão da literatura demonstra que a incorporação de resíduos do corte de blocos de mármore aumentam a rigidez e as propriedades mecânicas de solos argilosos, enquanto os resíduos do corte de blocos de granito reduzem eficazmente os vazios em diversas misturas com solos, melhorando a capacidade de carga e a estabilidade do solo puro. Parâmetros-chave como umidade ótima e a massa específica aparente seca máxima exibem tendências favoráveis, indicando características de compactação aprimoradas com a utilização de resíduos de rochas ornamentais (RRO). Esta pesquisa ressalta o potencial da utilização de resíduos industriais do Espírito Santo para promover práticas ambientalmente responsáveis na construção e aborda os desafios relacionados à aplicação do RRO e EA em obras de infraestruturas, tais como aterros e pavimentos. A investigação do uso do RRO do processamento de rochas ornamentais como um material viável na construção de pavimentos rodoviários é conduzida em comparação com outros resíduos aplicados sob a perspectiva da engenharia geotécnica, especialmente as EAs. Os benefícios potenciais do RRO, incluindo a redução de resíduos destinados a aterros sanitários e a conservação de recursos naturais, são apresentados, juntamente com os desafios impostos pela sua variabilidade nas propriedades físicas e químicas e a necessidade de avaliar a potencial lixiviação de contaminantes. A pesquisa aborda a falta de dados abrangentes sobre o comportamento do RRO em camadas de aterros e pavimentos e descreve uma metodologia para avaliar suas propriedades mecânicas e segurança ambiental. Analisa-se o comportamento mecânico de misturas de RRO e EA misturados a solos em aterros e subleitos, camadas de sub-base e base. Para esta análise, utiliza-se uma gama ensaios de laboratório que caracterizam física, geotécnica e mecanicamente as amostras, a fim de avaliar as alterações no comportamento e propriedades de misturas com o solo original. O principal ensaio mecânico realizado após o conjunto de caracterizações de engenharia geotécnica, incluindo ensaios de compactação e CBR, foram os ensaios triaxiais de carga cíclica (ETCC), seguidos dos ensaios de compressão simples (ECS). A adição de RRO aos solos resultou em uma gama de diferentes comportamentos de resistência dos materiais compósitos. Os resultados podem impulsionar o uso de RRO em pavimentos do Espírito Santo em escala comercial regional em áreas urbanas e rurais, próximas aos clusters industriais, como um material alternativo a ser aplicado em projetos de infraestruturas, uma vez que as normas ambientais brasileiras consolidaram a previsão do uso de agregados reciclados, especialmente os inertes e não tóxicos como o RRO. A versatilidade do RRO é explorada, considerando sua compatibilidade como parte em misturas de concreto para produzir placas de pavimento de concreto pré-moldado (PPCP), completando-se a sua utilização em toda estrutura do pavimento. Esta abordagem apresenta uma alternativa de construção com menor ciclo de custo de vida, em especial nas atividades de manutenção, devido ao menor consumo de energia quando comparada aos pavimentos flexíveis em áreas urbanas, especialmente devido às suas características de reutilização. Esta pesquisa aborda uma visão geral do impacto do RRO e da EA em misturas com solos nas propriedades geotécnicas, como densidade, plasticidade, resistência e rigidez, bem como seu desempenho como fíler ou substituto de agregado em concretos. Ao sintetizar o conhecimento atual e as aplicações práticas vigentes, a pesquisa busca demonstrar a viabilidade técnica, a engenharia e a importância de integrar o RRO na construção de estradas, assim como a EA é atualmente integrada em diversos países, abordando assim os desafios da gestão de resíduos, conservando os recursos naturais e promovendo o desenvolvimento sustentável em projetos de infraestrutura.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - TIAGO DE JESUS SOUZA - UFSCAR
Interno - 1006089 - GERMAN MARCELO MARTINS VINUEZA FREIRE
Externo à Instituição - Gilson de Farias Neves Gitirana Júnior - UFG
Presidente - 404227 - MARCIO MUNIZ DE FARIAS
Interno - 3132829 - RAFAEL CERQUEIRA SILVA
Notícia cadastrada em: 21/11/2025 10:55
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