Banca de QUALIFICAÇÃO: Matheus Viana de Souza

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Matheus Viana de Souza
DATA : 04/06/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Plataforma Teams
TÍTULO:

UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS GEOSSINTÉTICOS COMO REFORÇO DE PAVIMENTOS FERROVIÁRIOS


PALAVRAS-CHAVES:

GEOSSINTÉTICOS, PAVIMENTOS, FERROVIAS, MODELO FÍSICO


PÁGINAS: 50
RESUMO:

A crescente demanda por soluções mais duráveis e econômicas para a infraestrutura ferroviária no Brasil tem impulsionado o uso de materiais geossintéticos como alternativa tecnológica viável. A presente pesquisa tem como objetivo avaliar o comportamento de pavimentos ferroviários reforçados com geossintéticos por meio de ensaios em grande escala. Para isso, foi desenvolvida uma metodologia experimental utilizando uma caixa metálica instrumentada, capaz de simular o carregamento cíclico típico de ferrovias brasileiras. Os ensaios foram realizados com diferentes configurações estruturais, com e sem reforço, utilizando-se brita nº 3 como lastro e solo argiloso compactado como subleito. Foram aplicados até 500.000 ciclos de carga em cada configuração, com instrumentação composta por células de tensão e transdutores de deslocamento. Os resultados preliminares indicaram que a presença do subleito influencia diretamente na redistribuição das tensões e na estabilização dos deslocamentos verticais. Além disso, observou-se que os diferentes tipos de geogrelhas empregados impactam de maneira significativa o comportamento estrutural, promovendo reduções nas tensões transmitidas ao subleito e menores deslocamentos residuais. Também foi avaliado o índice de quebra das partículas de brita com base na variação granulométrica antes e após os ensaios, evidenciando que o uso de reforço pode mitigar a degradação do material granular. Futuramente, serão realizados ensaios adicionais com geocélulas e geotêxteis, além da modelagem numérica com o software Plaxis 3D, a fim de ampliar a análise do desempenho estrutural e validar os resultados obtidos em laboratório. A pesquisa pretende contribuir com subsídios técnicos para o aprimoramento dos projetos de pavimentos ferroviários, especialmente no contexto brasileiro, onde a adoção de geossintéticos pode representar uma alternativa viável para o aumento da durabilidade e redução de custos com manutenção.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.412.547-** - ENNIO MARQUES PALMEIRA - UOX
Interno - 2517970 - GREGORIO LUIS SILVA ARAUJO
Externo à Instituição - Gilberto Fernandes - UFOP
Externo à Instituição - Luiz Heleno Albuquerque Filho - DNIT
Interno - 3132829 - RAFAEL CERQUEIRA SILVA
Notícia cadastrada em: 28/05/2025 17:53
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