Banca de DEFESA: Leticia Nunes Lopes

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Leticia Nunes Lopes
DATA : 04/08/2022
HORA: 14:30
LOCAL: TEAMS
TÍTULO:

FADIGA E DEFORMAÇÃO PERMANENTE EM LIGANTE E MISTURA ASFÁLTICA MODIFICADOS COM BORRACHA PRÉ-TRATADA (RAR)


PALAVRAS-CHAVES:

1. Asfalto-Borracha                                                  

 2. Mistura Descontínua (Gap Graded)

3. Fadiga Uniaxial Cíclica                                         

4. Módulo Complexo

5. Modelo S-VECD                                                   

6. Deformação Permanente



PÁGINAS: 214
RESUMO:

A busca por ações ambientalmente corretas possui relação direta com o uso de materiais sustentáveis e precisa de avanços tecnológicos para que possam agregar melhorias de desempenho sem prejuízo à qualidade na pavimentação. As tecnologias de borracha granulada pré-tratada estão surgindo como um novo método para produzir misturas asfalto-borracha. Dentre estas tecnologias, a Reacted and Activated Rubber (RAR) foi desenvolvida com a proposta de simplificação do processo de produção (como o realizado na via seca) e obtenção de desempenho da mistura asfáltica superior (produzida pela via úmida segundo terminologia field blend). Esta pesquisa buscou investigar a influência da adição de RAR, na proporção de 30%, no desempenho mecânico de um ligante convencional (CAP 50/70) e de uma mistura asfáltica de granulometria descontínua usinada à quente, produzida em laboratório. Nos ligantes, a deformação permanente foi avaliada segundo o ensaio de múltipla tensão de fluência e recuperação (MSCR) e a fadiga conforme o ensaio de dano acelerado (LAS). Nas misturas, a deformação permanente foi avaliada segundo o ensaio uniaxial de carga repetida (flow number-FN) e para a fadiga foi implementado o ensaio uniaxial cíclico por tração/compressão. Os resultados dos ensaios de fadiga no ligante e na mistura, foram aplicados no modelo simplificado de dano contínuo viscoelástico (S-VECD) gerando as chamadas curvas característica de dano (CxS). Nas misturas, os dados de calibração do modelo S-VECD e as propriedades viscoelásticas permitiram a simulação de uma estrutura de pavimento no programa FlexPAVE™. O ligante modificado apresentou aumento da resistência ao acúmulo de deformações permanentes e dos níveis de classificação de tráfego para todas as temperaturas, além de maior tolerância à fadiga, apresentando maior acúmulo no nível de dano na ruptura. A mistura modificada respondeu em conformidade às melhorias observadas no ligante, com maiores valores de FN e de integridade para um mesmo nível de dano acumulado. As análises no FlexPAVE™ mostraram que a adição de RAR torna o desempenho da mistura à fadiga menos dependente da espessura aplicada, apresentando baixos valores de dano médio acumulado.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 404227 - MARCIO MUNIZ DE FARIAS
Interna - 1519113 - MICHELE DAL TOE CASAGRANDE
Externo à Instituição - WASHINGTON PERES NUNEZ - UFRGS
Externo à Instituição - Luciano Pivoto Specht - UFSM
Notícia cadastrada em: 02/08/2022 09:52
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