AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DE DISFUNÇÃO DIAFRAGMÁTICA EM PACIENTE SOB VENTILAÇÃO MECÂNICA EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA E SUA CORRELAÇÃO COM SARCOPENIA E MORTALIDADE
“Respiração Artificial, Diafragma, Ultrassom, Sarcopenia, Mortalidade, Músculo quadríceps, Unidades de Terapia Intensiva.”
“Introdução: A ventilação mecânica é uma ferramenta terapêutica fundamental no tratamento de paciente graves, especialmente com insuficiência respiratória, mas traz também aumento da morbidade e mortalidade quando prolongada. Dentre as consequências, temos a disfunção diafragmática, muito prevalente, mas ainda pouco diagnosticada através da utilização do ultrassom diafragmático beira leito. A sarcopenia, também frequente em pacientes de terapia intensiva, é um fator que está relacionado a maior tempo de ventilação mecânica. A padronização e sistematização da técnica de diagnóstico de disfunção diafragmática pelo ultrassom beira leito pode facilitar a detecção de tal alteração, auxiliando a condução do paciente avaliado. Objetivos: Avaliar a associação da disfunção diafragmática e da perda de massa muscular no quadríceps femoral por avaliação seriada pelo ultrassom beira leito com a mortalidade em 28 dias, em indivíduos adultos mecanicamente ventilados em unidades de terapia intensiva. Material e métodos: Estudo de coorte prospectivo que incluiu de forma consecutiva todos os pacientes maiores de 18 anos admitidos na UTI adulto do Hospital Universitário de Brasília, e na UTI adulto do Hospital Alvorada Brasília, que tenham apresentado insuficiência respiratória aguda com necessidade de ventilação mecânica invasiva por mais de 48 horas, no período da coleta de dados. Resultados esperados: Detecção precoce através da ultrassonografia beira leito de disfunção diafragmática em doentes intubados, bem como detecção da sarcopenia nesse grupo de doentes e sua correlação em prevalência com a disfunção diafragmática, correlacionando com mortalidade em 28 dias. Espera-se encontrar maior mortalidade e prevalência de sarcopenia nos indivíduos com disfunção diafragmática.”