“NOVA FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DO IMPLANTE COCLEAR: ANÁLISE AUDIOMÉTRICA E DE RECONHECIMENTO DA FALA”
“implante coclear, reconhecimento de fala, ruído, limiares auditivos
“Introdução: Para avaliação dos resultados com o implante coclear (IC), faz-se necessária a avaliação dos limiares com tom puro e dos testes de reconhecimento da fala no silêncio e ruído. A cabine acústica é a ferramenta tradicional para essas avaliações, porém, o Direct Audio Input (DAI) também pode avaliar a capacidade auditiva e o desempenho de usuários com IC. Dessa forma, a empresa Cochlear Corporation lançou a Cochlear Latin America Box (CLABOX), para ser utilizada com a conexão DAI. Objetivo: Comparar os resultados da audiometria de tom puro e dos testes de reconhecimento da fala, realizados na CLABOX, pela conexão DAI e com a cabine acústica, no campo livre, em indivíduos com IC. Material e método: Participaram do estudo 33 adultos e 17 crianças, com idade a partir de oito anos, foram 15 usuários de IC bilateral e 35 de unilateral, todos com perda auditiva neurossensorial severa a profunda bilateral. Todos os participantes foram submetidos às avaliações na cabine acústica, com campo livre e na CLABOX por DAI. Avaliações realizadas: audiometria de tom puro, testes de reconhecimento da fala com o Hearing in Noise Test (HINT), sons do Ling e escala visual análoga (EVA). Resultados: No HINT com ruído adaptativo, os resultados foram significativos (p-valor = 0,007); a relação sinal/ruído (S/R) foi de +2,14 dB na CLABOX e +3,42 dB na cabine acústica. Para a média quadritonal, os limiares médios para CLABOX e cabine acústica foram 29,8 dB e 23 dB, respectivamente (valores de p<0,001). Os resultados da EVA foram maiores na CLABOX, mas não existiu diferença significante em comparação com a cabine acústica. No grupo de crianças e adultos, os resultados não foram estatisticamente significativos nas avaliações dos testes com o teste de tom puro e de reconhecimento da fala no ruído (HINT), na CLABOX e na cabine acústica. Conclusão: A CLABOX com conexão por DAI mostrou-se uma ferramenta com possibilidade para avaliar os testes de tom puro e do reconhecimento da fala, quando comparada à avaliação convencional, em cabine acústica, de um mesmo indivíduo e entre crianças e adultos. A avaliação subjetiva com a EVA foi eficaz para a comparação e a igualdade entre as duas ferramentas avaliadas”.