Banca de QUALIFICAÇÃO: Adriana Pinheiro Ribeiro

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Adriana Pinheiro Ribeiro
DATA : 06/03/2024
LOCAL: A definir

O impacto da vacinação em fenótipos neurológicos de COVID longa em pacientes previamente infectados e não-vacinados

COVID-19, COVID Longa, Vacinação, Ansiedade, Memória, Sono, Brasil

No início da pandemia da COVID-19, por meio do projeto de pesquisa intitulado "Fortalecimento da Infraestrutura Laboratorial para Testagem da COVID-19 e Pesquisa Científica", nossa equipe, integrante do Centro de Pesquisa de Grandes Temas do Instituto Central de Ciências da Universidade de Brasília, deu início a estudos sobre esse novo e impactante tema. Nessa jornada, implementamos um laboratório de diagnóstico da COVID19 pelo método de RT-qPCR e escrevemos artigos sobre o assunto, alguns já publicados e outros em vias de publicação ou conclusão. O primeiro estudo analisou os sintomas agudos da COVID-19, sua persistência durante a fase de COVID-19 prolongada (COVID Longa) e a correlação dos problemas de memória com distúrbios do sono, humor depressivo ou queixas de ansiedade. O segundo estudo explorou características clínicas de pacientes com COVID Longa que relataram problemas de sono e memória (casos) e constatou que a frequência de tristeza e ansiedade concomitantes foi significativamente maior nesse grupo em comparação com os controles (sem problemas de sono e memória). Um terceiro estudo focou na avaliação olfativa em profissionais de saúde, utilizando o teste Sniffin' Sticks, fornecendo uma melhor compreensão sobre o desempenho do SS-16 em uma amostra brasileira jovem e de meia-idade. Por fim, nosso estudo mais recente, ainda em fase de elaboração, investiga o impacto da vacinação nos sintomas da COVID longa em pacientes previamente infectados e não vacinados. Como resultados parciais, observamos uma incidência significativamente maior de dor de cabeça, tosse seca, dispneia e ansiedade em pacientes não vacinados contra a COVID-19, sugerindo um efeito protetor vacinal para esses fenótipos específicos. As conclusões ressaltam a complexidade dos efeitos da COVID longa, destacando a importância de estudos aprofundados para compreender as interações entre os sintomas, a vacinação e outros fatores associados à doença.

Externo ao Programa - 1156673 - FELIPE VON GLEHN SILVA - nullExterna ao Programa - 2221672 - HELENA ERI SHIMIZU - nullExterna à Instituição - JULIA VIEGAS MUNDIM - HFA
Externa à Instituição - KELLIANE ALMEIDA DE MEDEIROS - HFA
Presidente - 1127261 - RICARDO TITZE DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 01/03/2024 16:49