Banca de QUALIFICAÇÃO: Danilo César Mota Martins

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Danilo César Mota Martins
DATA : 29/08/2022
LOCAL: Plataforma Teams

Análise do padrão microbiano, da resposta imune e dos protocolos de tratamento de infecções de origem odontogênica no Instituto Hospital de Base do Distrito Federal

Microbioma oral, infecção odontogênica, antibióticoterapia, saúde públic

As infecções de origem odontogênicas severas são consideradas um importante problema de saúde pública, representando risco para os pacientes e provavelmente tornaram-se um fardo econômico significativo para o sistema de saúde público. O tratamento incorreto ou atrasado geralmente leva a sérias complicações, como comprometimento das vias aéreas, septicemia e até a morte. A propagação da infecção depende de fatores locais e sistêmicos do hospedeiro e da virulência do agente. Desta forma, este projeto objetiva avaliar primeiramente os dados clínicos dos pacientes diagnosticados com infecções de origem odontogênicas, seguido da avaliação do padrão microbiano, da resposta imune, e dos protocolos de tratamento dessas infecções no Instituto Hospital de Base do Distrito Federal (IHBASE). Diante do exposto, os dados clínicos foram coletados dos prontuários eletrônicos do IHBASE, incluindo sinais, sintomas, evolução do quadro, dados séricos. Posteriormente, durante o procedimento de tratamento foi coletado o exsudato dos abcessos que necessitarem de drenagem, seguido de extração do DNA microbiano para análise futura do perfil imunológico e do padrão microbiano. Adicionalmente, serão analisados os protocolos de tratamento (locais e sistêmicos), com foco principal nos antibióticos utilizados. Todos estes dados serão correlacionados entre si e analisados os fatores contribuintes para o desfecho clínico da infecção. Uma análise do quantitativo de dias de internação necessários para estes pacientes também foram contabilizados. Desta forma, o projeto visa estabelecer protocolos de tratamento que permitirão menor tempo de tratamento, menor índice de desenvolvimento de resistência microbiana e menor gasto de investimento público para estes tratamentos. O conhecimento adquirido durante o desenvolvimento desse projeto apresenta impacto direto no manejo clínico destes pacientes, aumentando a qualidade de vida da população.

Externa à Instituição - STELLA MARIS DE FREITAS LIMA - UCB
Externo à Instituição - ANTÔNIO PAULINO RIBEIRO SOBRINHO - UFMG
Externa ao Programa - 1225359 - ERICA NEGRINI LIA
Presidente - 768.449.191-15 - TAIA MARIA BERTO REZENDE - UFMG