Banca de DEFESA: Bruna Ferreira de Macedo

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Bruna Ferreira de Macedo
DATA : 13/12/2022
LOCAL: Plataforma Teams

O PERFIL DE ANSIEDADE E RESPONSIVIDADE AO ESTRESSE INDUZIDO EM ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE CURSOS DA SAÚDE

Condutância da Pele, EEG de onda alfa, Estresse e Ansiedade

Objetivo: Este estudo visa avaliar as alterações na atividade eletrodérmica da pele em situação de estresse agudo induzido em uma população regularmente exposta ao estresse crônico. Métodos: Alunos de graduação dos cursos da área da saúde foram submetidos ao Trier Social Stress Test (TSST). Eles preencheram o Inventário de Ansiedade Traço-Estado Form-Y (STAI) e perguntas sobre vida escolar e estilo de vida antes do TSST. A reatividade ao estresse foi avaliada pela Resposta Galvânica da Pele (GSR) e por uma Escala Visual Analógica (EVA). Resultados: Participaram alunos com idades entre 18 e 25 anos (n=52, 75% do sexo feminino). A pontuação média do IDATE foi de 44,50 ± 9,74 (média ± DP). O TSST aumentou os valores de GSR e os escores VAS nos participantes. O GSR geral passou de uma média de 2,68 ± 2,26 µS para 5,35 ± 3,46 µS e o escore VAS de 4,63 ± 2,14 para 5,80 ± 2,01. Observou-se correlação negativa entre a magnitude das respostas obtidas pelo GSR e EVA. Não houve diferença entre os dois hemisférios da onda no exame de EEG quando comparado com os lados esquerdo e direito ou após o TSST (p = 0,127 ep = 0,082 no teste de sinalização de Wilcoxon, alfa). Logo após o TSST, foi identificado aumento da amplitude da onda alfa no grupo de baixa ansiedade (p = 0,007); (p = 0,073 no grupo de ansiedade moderada ep = 0,310 no grupo de alta ansiedade) (teste de Wilcoxon vs. após TSST). Conclusão: Um número substancial de estudantes relatou ansiedade moderada a alta. A magnitude da resposta ao estresse não teve relação com o nível de ansiedade dos participantes. Os participantes que relataram uma maior reatividade ao estresse na VAS tenderam a apresentar uma variação menor na GSR. No exame de EEG foi identificado que houve diferença significativa após o estresse e quando comparado aos grupos de baixa-média e alta ansiedade.

Presidente - 1646309 - JORGE LUIS LOPES ZEREDO
Interno - 1952915 - RAFAEL PLAKOUDI SOUTO MAIOR
Externa ao Programa - 1715691 - TATIANA RAMOS LAVICH
Externa à Instituição - PRISCILA SALES DE CAMPOS - UFL