Banca de DEFESA: MAIANE SILVA DE SOUZA

DISCENTE : MAIANE SILVA DE SOUZA
DATA : 28/02/2023
LOCAL: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ayJ5zwxYC1k_M86TLZr1Kw9M7wHHTCk0fV9- 4YMZOT01%40thre

DESENVOLVIMENTO DE UM DESPOSITIVO INOVADOR, CONTENDO TIMOL NO COMBATE A SARS-COV

SARS-COV. Dispositivo inovador. Timol. Microemulsões. Teste DSC

Em meados do ano de 2020, a humanidade enfrentou uma das maiores pandemias de toda a sua história. A pandemia advinda do novo coronavírus (COVID-19) tornou-se um dos grandes desafios do século XXI. Atualmente, afeta mais de 100 países e territórios nos cinco continentes. Seu impacto permanece inestimável, mas afeta direta e/ou indiretamente a saúde e as economias da população mundial. Compreende em uma doença infecciosa causada pelo coronavírus relacionado à síndrome respiratória aguda grave através do vírus SARS-CoV-2. Em 2019, em Wuhan, China, o primeiro caso de pneumonia causada por um patógeno desconhecido foi descrito e relatado às autoridades de saúde. Dia 7 de janeiro de 2020 foram publicados os primeiros resultados de sequenciamento do genoma viral e no dia 12 de janeiro, a China mostrou que as sequências genéticas foram compartilhadas com países do mundo e com a OMS por meio do Banco de Dados Global Initiative on Sharing All Influenza Data (GISAID). A partir desses diagnósticos, os casos se espalharam rapidamente por todo o mundo, inicialmente na Ásia continental, com casos relatados na Tailândia, Japão e Coréia do Sul. O vírus foi então importado para outros países e continentes. Devido ao seu alto poder de transmissão, a Covid-19 promoveu o desenvolvimento de pesquisas científicas visando o estudo de estratégias eficientes em combate ao SARS-COV. Neste sentido, pesquisas têm demostrado um resultado de eficácia bem significativo das microemulsões contra uma gama de microrganismos, incluindo bactérias, vírus fungos e leveduras. Sendo assim, é importante ressaltar a grande importância da microtecnologia nas áreas farmacêuticas, químicas e biológicas, sendo possível aumentar a biodisponibilidade de moléculas terapêuticas, favorecendo a interação e potencialização biológicas. De tal forma, o presente trabalho objetiva desenvolver um dispositivo inovador sanitizante efervescente contendo sistema particulado de timol, por meio da elaboração de base saponeica através de óleo reciclado e padronização, preparo de microemulsões, realização de teste DSC e Mev e elaboração de pastilha inovadora de qualidade físicoquímica e eficiência microbiológica e bacteriológica. O método utilizado neste trabalho foi analito utilizando o equipamento de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE), com a produção de soluções estoques em metanol, este solvente foi utilizado para possibilitar a diluição de timol por ele ser altamente solúvel em álcool. Atualmente, é perceptível uma lacuna quanto a presença de uma literatura especifica a respeito do processo de produção da pastilha a qual foi formulada neste trabalho. Assim, o estudo foi desenvolvido através da realização de testes aos quais foram escolhidos para melhor análises das formulações, levaram-se em considerações as orientações da resolução da diretoria colegiada RDC n 59-2010, que dispõe sobre os procedimentos e requisitos técnicos de boas práticas de fabricação para produtos saneantes, a Farmacopeia Brasileira 6ª Edição nas análises para comprimidos, bem como a literatura científica.

Externo à Instituição - BRENO NORONHA MATOS - UNIEURO
Presidente - 1750177 - LIVIA CRISTINA LIRA DE SA BARRETO
Externo à Instituição - RICARDO FERREIRA NUNES - IESB
Externa à Instituição - TALITA FARAJ FARIA - SARAH