Banca de QUALIFICAÇÃO: Ronaldo Coelho Silva

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Ronaldo Coelho Silva
DATA : 03/05/2023
LOCAL: Plataforma Microsoft Teams

EFEITOS DA ADMINISTRAÇÃO DE CETAMINA E MK-801 NO MODELO EXPERIMENTAL DA ESQUIZOFRENIA BASEADO NA ILUSAO DE MÜLLER-LYER EM SAGUIS (Callithrix penicillata)

cetamina; MK-801; esquizofrenia; ilusão de Muller-Lyer

A esquizofrenia é uma patologia psiquiátrica complexa e geradora de disfunções cerebrais graves nos seus portadores. Por ter etiologia ainda pouco conhecida, uma vertente bastante pesquisada nas últimas décadas enfoca principalmente nas alterações neurofisiológicas. Entre uma gama de disfunções, as alterações no processamento sensorial têm ganhado relevância por poderem ser testadas em testes não invasivos e com potencial de uso como biomarcadores. Estudos prévios demonstraram que pacientes com esquizofrenia possuem um desempenho alterado em testes com ilusões visuais, entre elas a de Müller-Lyer, que consiste no julgamento de dois segmentos de retas paralelas, que apesar de terem o mesmo comprimento são percebidas como se tivessem comprimentos distintos. Em trabalhos anteriores, foi demonstrado que macacos-prego (Sapajus spp.) são sensíveis também a essa ilusão, e que a administração de MK-801 (um antagonista de receptor glutamatérgico NMDA) diminui a sensibilidade à ilusão. O presente trabalho tem como objetivo estudar as possíveis alterações na percepção visual em primatas não humanos da espécie Callithrix penicillata (sagui-do-cerrado) no teste da ilusão de Müller-Lyer, além de usar o MK-801 e a cetamina (outro antagonista de receptor glutamatérgico NMDA) que simulam alguns sinais psicotomiméticos, e de comparar as ações destas duas drogas. Neste trabalho, estão sendo treinados 11 indivíduos (4 fêmeas e 7 machos) para escolher a menor entre duas retas, independentemente do contexto (i.e., orientação das setas) no programa E-Prime, que permite a implementação do teste e a manipulação dos estímulos visuais. Posteriormente os indivíduos serão testados no Ponto de Igualdade Subjetiva (PIS) com e sem setas, e após essa etapa seguirão para testagem com as drogas. Os resultados preliminares mostraram que não houve diferença estatística significativa na comparação do número de tentativas realizadas até o alcançar o critério de aprendizagem (estabelecido como o início da fase 1), com a faixa etária dos sujeitos.

Externo ao Programa - 2354637 - FABIO VIEGAS CAIXETA
Interna - 2440127 - MARILIA BARROS
Interno - 1952915 - RAFAEL PLAKOUDI SOUTO MAIOR
Externo ao Programa - 3043446 - RUI DE MORAES JUNIOR