Banca de QUALIFICAÇÃO: Alessandra Lima Fontenele

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Alessandra Lima Fontenele
DATA : 12/09/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Microsoft Teams
TÍTULO:

Bioética Narrativa e a construção do processo de ensino-aprendizagem em Direitos Humanos na Saúde e Enfermagem


PALAVRAS-CHAVES:

Bioética; Direitos Humanos; Educação Superior; Métodos de Ensino; Cinema; Documentários e Filmes Factuais; Fotografia.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

A Bioética Narrativa apresenta-se como uma possibilidade de aproximação das situações conflitivas, a partir da qual o sujeito intervém e interage com o meio social. A partir da validação de narrativas torna-se possível contextualizar os acontecimentos e as situações vivenciadas, abrindo a possibilidade para discussões e interpretações sobre as moralidades envolvidas e que podem interferir na resolução dos problemas encontrados. Neste leque de possibilidades fornecidas pela Bioética Narrativa é possível inserir o ensino dos Direitos Humanos considerando-se a complexidade de respeitar as suas diretivas e a dificuldade de sua incorporação às políticas e práticas de saúde. A educação e a formação em direitos humanos incluem não apenas o ensino conceitual do tema, mas, a aplicação do conceito e o seu entendimento a partir da visão da sociedade. Dentre as possibilidades existentes nos métodos educacionais há um grupo variado de técnicas – com a fotografia – que utilizandose da bioética narrativa como ferramenta de análise é capaz de compartilhar conhecimentos e experiências que servem como veículos de cultura, tradição e valores. O uso de fotografias, além de ser um produto comunicativo de fácil acesso, apresentam-se como ferramenta eficaz para a discussão crítica e a reflexão da sociedade, tendo em vista que os “fotógrafos” podem ser considerados produtores e disseminadores de conhecimentos já que exercitam sua criatividade, habilidade e competências por meio da captura da própria imagem e/ou a leitura da imagem de outros fotógrafos. Além disso, as fotografias em geral “não se subordinam completamente ao contexto ao qual originalmente se destinam”, cada observador pode reapropriar, recombinar, desconstruir e/ou subverter seu significado levando, assim, a diversos modos narrativos e reflexivos. O tema dos Direitos Humanos é considerado um tema transversal no processo de formação acadêmica dos profissionais de saúde e a utilização de metodologias participativas como a fotografia, amplia o empoderamento destes indivíduos e abrem-se as portas para a construção de uma sociedade justa, igualitária e sustentável. A educação em direitos humanos é construída a partir do momento em que o profissional de saúde estende seu trabalho para áreas com vasto potencial para a promoção da saúde, o que inclui a educação profissional criando-se a possibilidade de desenvolver indivíduos empoderados e com uma visão humanizada. Logo, deve-se entendê-la como uma ferramenta para a mudança, em especial para os futuros profissionais de saúde que irão se deparar com muitas violações e inadequações destes direitos ao longo do seu processo de trabalho.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 1141322 - ANA BEATRIZ DUARTE VIEIRA - nullExterno à Instituição - DIEGO CARLOS ZANELLA - UFN
Presidente - 404501 - DIRCE BELLEZI GUILHEM
Interna - ***.616.438-** - MARIA RITA CARVALHO GARBI NOVAES - UnB
Externo à Instituição - MAURO MACHADO DO PRADO - UFG
Notícia cadastrada em: 11/09/2023 11:30
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