Banca de DEFESA: Gabriela Beserra Pinheiro

DISCENTE : Gabriela Beserra Pinheiro
DATA : 20/12/2023
LOCAL: Instituto de Ciências Biológicas (IB) - Auditório 3

Avaliação da toxicidade e identificação de alvos farmacológicos da Occidentalina-1202, um peptídeo antiepiléptico derivado da peçonha de vespas sociais

Epilepsia Refratária; Occidentalina-1202; Occ-1202; Peptídeo; Vespas sociais; Polybia occidentalis; Neurofarmacologia; Doenças neurodegenerativas

A epilepsia é definida como um grupo de doenças que têm em comum a hiperexcitabilidade neuronal, resultando em descargas elétricas sincrônicas. É um dos distúrbios neurológicos mais prevalentes em todo o mundo, afetando aproximadamente 1% da população global. Atualmente, numerosos compostos têm ganhado atenção por seu potencial terapêutico para doenças neurodegenerativas, uma vez que os medicamentos atualmente disponíveis para seu tratamento visam apenas o alívio sintomático e são incapazes de prevenir sua progressão. O estudo de peptídeos isolados de peçonhas de animais tem mostrado grande potencial. Em estudos anteriores, o peptídeo isolado da vespa Polybia occidentalis (Occidentalina-1202/Occ-1202) demonstrou um grande potencial antiepiléptico contra crises epilépticas induzidas quimicamente. Entretanto, apesar da Occ-1202 mostrar um imenso potencial terapêutico, como atividade anti-inflamatória e supressão do estresse oxidativo, seu alvos e segurança farmacológica permanecem desconhecidos, bem como a extensão de seus possíveis efeitos adversos. Neste contexto, este estudo teve como objetivo a a investigação da sua segurança e toxicidade do peptídeo, a elucidação de seus possíveis efeitos adversos, e a avaliação de seus potenciais alvos farmacológicos. Para a avaliação da segurança farmacológica do peptídeo, foram testadas três doses diferentes (4 mg/kg, 20 mg/kg, 40 mg/kg) de Occ-1202 em modelos agudo e crônico em camundongos Swiss (Mus musculus) - machos e fêmeas. O teste comportamental de Campo aberto foi realizado ao longo do período de observação, após o qual os animais tiveram seus órgãos (cérebro, coração, pulmão, fígado e rim) coletados para análise histopatológica. Para avaliação de seus possíveis alvos farmacológicos foram realizados ensaios de competição e de captação com radioligantes H3-GABA e H3-Glutamato, a fim de se avaliar a atuação do peptídeo na neurotransmissão gabaérgica e glutamatérgica, respectivamente. Os resultados obtidos apontaram para a segurança do peptídeo Occ-1202, tendo em visto que os animais não apresentaram alterações fisiológicas histopatológicas mesmo na maior dose de administração do peptídeo. Estes resultados sugerem que o peptídeo é uma alternativa segura no tratamento de epilepsia refratária, embora seu alvo farmacológico permaneça desconhecido. Ademais, peptídeos neuroativos têm ganhado grande relevância como potenciais novos tratamentos de doenças neurodegenerativas, portanto, o estudo sobre sua segurança e toxicidade, e mecanismos de ação apresenta uma poderosa ferramenta tanto no estudo de doenças neurodegenerativas, quanto no desenvolvimento de novas terapias mais eficazes.

Externo à Instituição - MAURO CUNHA XAVIER PINTO - UFG
Presidente - 2567703 - MARCIA RENATA MORTARI
Externo ao Programa - 1744566 - MAURICIO HOMEM DE MELLO - nullInterno - ***.876.431-** - MAURICIO GOMES PEREIRA - null
Notícia cadastrada em: 30/10/2023 19:31