“ASPECTOS FACILITADORES E DIFICULTADORES DA AVALIAÇÃO AUDIOLÓGICA INFANTIL NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA.”
“Autismo, Comportamento, Crianças, Audição”
“Introdução: A avaliação audiológica é indispensável no processo diagnóstico de crianças com suspeita de Transtorno do Espectro Autista (TEA), pois, assim como no risco para a deficiência auditiva, o atraso no desenvolvimento da fala e a dificuldade na comunicação, podem ser observados no TEA. Objetivo: Caracterizar os aspectos facilitadores e dificultadores da avaliação audiológica em crianças com TEA. Métodos: Trata-se de um estudo transversal com 100 indivíduos com idades entre 1 e 5 anos. As crianças foram divididas em dois grupos, sendo: 50 crianças com suspeita ou diagnóstico de TEA - Grupo TEA (GT) e 50 crianças com desenvolvimento típico - Grupo Controle (GC). Através de um formulário desenvolvido pelos autores deste estudo, foram analisados os aspectos facilitadores e dificultadores da avaliação audiológica infantil em crianças com suspeita e/ou diagnóstico de TEA. Resultados: Desafios como não aceitação de fone, não condicionamento motor, choro, irritabilidade e dificuldade para dormir ou manter o sono durante realização do PEATE-clique foram aspectos dificultadores mais frequentes no GT. Quando comparadas ao GT, as crianças do GC avançam mais cedo para técnicas de audiometria consideradas mais complexas (audiometria condicionada e audiometria tonal). No GT, houve sucesso na obtenção de limiares auditivos por meio da audiometria de reforço visual, mesmo para crianças consideradas mais velhas. Conclusão: Com técnicas apropriadas é possível realizar avaliação audiológica comportamental em crianças com TEA. No GT, em casos de crianças maiores, foi possível realizar o PEATE-clique com a criança acordada com auxílio de telas para manter a qualidade técnica do exame.”