Banca de DEFESA: GLEIDE NEVES CRUZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GLEIDE NEVES CRUZ
DATA : 06/09/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

Diferenças Neurocognitivas entre Autistas de Escola Especializada e Escola Inclusiva


PALAVRAS-CHAVES:

Neurocognição; Transtorno do Espectro Autista; Escola Especializada; Escola Inclusiva.


PÁGINAS: 94
RESUMO:

Resumo: O Transtorno do Espectro Autista é uma condição que afeta o desenvolvimento neurocognitivo de forma significativa. A escolha entre uma Escola Especializada ou uma escola comum inclusiva depende das necessidades individuais de cada aluno. Nem todo aluno público-alvo da Educação Especial apresenta condições para ser matriculado no ensino comum, mas toda instituição de ensino deve oferece uma educação adaptada às suas necessidades específicas. O objetivo desta pesquisa é identificar e comparar as diferenças neurocognitivas entre crianças autistas matriculadas em escolas especializadas e aquelas integradas em escolas inclusivas, analisando como cada tipo de ambiente educacional influencia o desenvolvimento cognitivo, social e comportamental desses alunos. A metodologia adotada consiste em uma pesquisa transversal de natureza quantitativa. A amostra foi composta por 75 participantes, sendo a população analisada composta por 25 autistas de uma Escola Especializada, 25 autistas de uma Escola Inclusiva e 25 do Grupo Controle. Foram utilizados dois instrumentos principais: o Inventário Portage Operacionalizado (Aiello & Williams, 2021) e o Teste de Aprendizagem Observacional em condições "fantasma" (Hopper et al., 2008). Esses instrumentos foram adaptados e aplicados em ambas as escolas durante o segundo semestre de 2023. A pesquisa avaliou o desempenho dos participantes nas áreas de socialização, linguagem, cognição, autocuidado, habilidades motoras e flexibilidade do pensamento. O estudo revela que escolas especializadas e inclusivas oferecem benefícios distintos para crianças autistas. As especializadas fornecem suporte intensivo, enquanto as inclusivas promovem o desenvolvimento social. Integrar os pontos fortes de ambos os modelos pode ser vantajoso, e recomenda-se adaptar práticas e políticas educacionais para atender melhor às necessidades dos alunos com TEA.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ALESSANDRA LISBOA DA SILVA - SEEDF
Presidente - ***.919.171-** - ANDRE RIBEIRO DA SILVA - UnB
Interno - 1122536 - CLAUDIO VAZ TORRES
Interna - 1544722 - WANIA CRISTINA DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 14/08/2024 09:53
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