Criatividade compreendida, aplicada, desenvolvida e comparada: análise empírica em uma era
de transformações a partir de uma disciplina de graduação na Universidade de Brasília
criatividade; processos criativos; teoria da criatividade; prática da criatividade; graduação
Considerada essencial para as características do trabalho no século XXI, uma era de transformações
exponenciais, automatização de ofícios repetitivos e inovações constantes, a criatividade também está associada à realização pessoal e à felicidade. Por ambas as razões, urge que seja mais valorizada no currículo das instituições educacionais, evitando sua obsolescência. Entendendo a criatividade como a geração de ideias ou produtos novos e relevantes, o reconhecimento de que ela pode ser desenvolvida por todos os seres humanos é respaldado tanto pelas teorias socioculturais dos processos criativos quanto pelas descobertas da neurociência, como a existência da plasticidade neural. Com intuito de fazer uma contribuição para o movimento em prol do estímulo à criatividade na educação, a partir de evidências científicas para a cognição e o ambiente, serão apresentadas, testadas, avaliadas e discutidas possibilidades criativas em diversas turmas de uma disciplina para estudantes de graduação na Universidade de Brasília. Denominada “Criatividade na Teoria e na Prática”, propõe um curso sobre, com e para a criatividade, com ênfase na última preposição, através de dezenas de atividades práticas em criatividades múltiplas, que utilizam princípios e métodos educacionais favoráveis como a transdisciplinaridade, a colaboração e a gamificação. Correlacionando também com dados demográficos, crenças e percepções sobre a criatividade, aptidões em inteligências múltiplas e mensurações de inteligência divergente, o estudo pode levantar novos questionamentos sobre os processos criativos, no espírito da atualização contemporânea do aforismo cartesiano: “Criamos, logo transformamos”