O efeito das propriedades discriminativas da passagem do tempo sobre a impulsividade e demanda
impulsividade, demanda, controle temporal, aversão ao atraso.
Este estudo investigou o efeito do controle discriminativo temporal sobre a impulsividade e demanda. No Experimento 1, o controle temporal foi estabelecido por meio do procedimento de bissecção (Condição Sem Viés). Manipulações na probabilidade do reforço prejudicaram esse controle, produzindo viés para o modelo longo (Condição Viés Longo) e para o modelo curto (Condição Viés Curto). No Experimento 2, o esquema FI e tentativas de pico foram usados para estabelecer e avaliar o controle temporal (Condição FI). Para alterar esse controle, reforços independentes e irregularmente apresentados foram adicionados de acordo com um esquema misto (Condição FI VT). A impulsividade e a demanda foram avaliadas no início de cada experimento e após cada condição. O controle temporal estabelecido pelos procedimentos de bissecção e de pico não afetou a impulsividade (escolhas impulsivas), mas aumentou a demanda (breakpoint) . No Experimento 1, o viés para modelos longos diminuiu a impulsividade e a demanda, enquanto o viés para modelos curtos aumentou a impulsividade, mas não afetou a demanda sistematicamente. No Experimento 2, o esquema misto não alterou sistematicamente o controle temporal, e nem a impulsividade, mas houve diminuição na demanda. Não foi observada uma relação sistemática entre impulsividade e demanda. Diferenças procedimentais podem ter contribuído para as falhas de replicação observadas nesta pesquisas. Os resultados também foram analisados com base nas hipóteses da discriminação temporal e da aversão ao atraso.