A Cooperação de Adultos em Esquemas de Razão Fixa: A Contribuição Conceitual e Metodológica do Reforçamento Mútuo e da Metacontingência
cooperação, coordenação, razão fixa, reforçamento mútuo
O comportamento coordenado é caracterizado como um modo de cooperação, e é estudado desde meados da década de 1950 pela Análise do Comportamento. Destaca-se contudo que a maior parte destes estudos investigaram apenas o efeito contingente entre uma resposta coordenada (RCoord) e o reforçamento. Entretanto, a partir de 2018 surgem estudos que investigaram o efeito de diferentes esquemas de reforçamento sob as respostas coordenadas. Em um desses estudos, realizado por Carvalho et al. (2020) com ratos, investigou-se a relação entre razão fixa (FR) e RCoord, no qual observou-se que as taxas e proporções de RCoord mostraram uma função bitônica em forma de U invertido do tamanho da razão. Embasado neste estudo, a presente pesquisa teve como objetivo investigar diferenças na Tx de RCoord em díades de adultos, a partir da manipulação paramétrica de valores de FR, e como objetivo específico averiguar como procedimentos com reforçamento distintos (i.e., reforço individual ou compartilhado) afetam essas taxas. Para tanto, participaram desta pesquisa 12 adultos que foram alocados em duplas e divididos entre o Grupo Ind e o Grupo Comp. A tarefa realizada pelas duplas consistia em emitir respostas coordenadas entre os dois participantes em um tabuleiro de xadrez com dimensões 8 x 8 para obtenção de reforços. RCoord eram descritas quando os dois participantes posicionam suas peças dentro do quadrante determinado (a faixa 4 x 4 no centro do tabuleiro) e próximas umas às outras. Sempre que ocorria o encontro, as peças retornavam à posição inicial, e caso tivesse ocorrido encontros suficientes para o cumprimento do FR em vigor eram sequenciadas pelo reforçamento entregue individualmente ou compartilhado, a depender do grupo. O jogo era dividido entre Fase de Treino (FR1) e Fase de Teste, no qual tinha 5 condições (FR1, FR2, FR3, FR4 e FR2). Como resultado, verificou-se que os dados desta pesquisa diferem do estudo original no que refere-se à função bitônica na Tx de RCoord e a presença do efeito break-and-run. Isto pode ser explicado por diferenças procedimentais entre os dois experimentos, bem como, pelo fenômeno da facilitação social. Contudo, esta pesquisa acrescenta a literatura ao mostrar o desenvolvimento do comportamento cooperativo promovido pela metacontingência programada no tabuleiro de xadrez, sem instruções voltadas para a necessidade de coordenação, bem como, ao apontar a contribuição dos diferentes modos de reforçamento para desenvolvimento e manutenção do comportamento cooperativo, mesmo com aumento do requisito da resposta (i.e., valores do FR).