A Responsividade na Leitura Dialógica para Compreensão (LuDiCa): Traçando Caminhos para Atenção Conjunta em Crianças Autistas
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A responsividade é a habilidade de responder contingencialmente ao comportamento de uma pessoa, considerando suas demandas de atenção conjunta, afeto, empatia, cuidado, respeito e tantos outros aspectos que fazem parte de uma relação reforçadora. A responsividade é uma possível forma de favorecer vínculos afetivos mais fortes, promotores de autonomia e potencializadores de saúde mental, autoestima e autoconceito. A responsividade permite seguir o interesse de uma pessoa, o que é um comportamento tipicamente esperado na atenção conjunta. A atenção conjunta, por sua vez, é a interação verbal (vocal e não-vocal) entre duas ou mais pessoas sobre outros objetos, pessoas, eventos ou animais, tendo como objetivo obter reforço social. Pessoas autistas costumam responder a chamados de atenção conjunta (e.g., responder a perguntas), mas podem apresentar maiores dificuldades para iniciar pedidos de atenção conjunta (e.g., fazer perguntas). O objetivo geral desta tese é promover atenção conjunta em crianças autistas por meio do método da Leitura Dialógica para Compreensão (LuDiCa) focada na responsividade. Esta tese se inicia com uma apresentação geral ao tema (Capítulo 1). Em seguida, explicita-se o percurso histórico e social que fundamentou a construção da imagem social da pessoa autista e da deficiência, destacando-se conceitos importantes da área (Capítulo 2). Considerando o percurso histórico e social apresentado sobre o autismo, mostra-se, também, como o capacitismo (i.e., preconceito contra pessoas com deficiência) perpassa as práticas profissionais e pesquisas científicas (Capítulo 3). A partir destas discussões, é, então, apresentado o Estudo 01 (Capítulo 4), que avalia a responsividade de uma mediadora da LuDiCa durante mediações com adolescentes neurotípicos e autistas. Baseado nessa análise, é construído um protocolo de avaliação de responsividade da LuDiCa. Por fim, apresenta-se o Estudo 02 (Capítulo 5), com direcionamentos para as próximas etapas da tese.