Empatia Literária e Interpessoal entre Crianças: Efeitos da Metodologia LuDiCa
análise conceitual, empatia, empatia literária, leitura dialógica, narrativa.
A empatia literária surgiu como objeto de pesquisa de interesse nas ciências sociais, a partir da ideia de que ela pode fomentar a empatia nas interações humanas. Entretanto, para se entender o conceito de empatia literária, é preciso entender, primeiro, o conceito de empatia. O presente trabalho mostra que ambos os conceitos têm sido utilizados de formas confusas em pesquisas. Assim, o primeiro objetivo aqui é clarificar os conceitos de empatia e empatia literária. O Estudo 1 consiste em uma análise conceitual de empatia, com base na fenomenologia e na filosofia da linguagem. A empatia é vista como uma experiência primordial, com conteúdo não primordial, relativo às vivências de um Outro. Caso modelo, contraexemplo, conceitos afins e caso limítrofe foram técnicas utilizadas e discutidas para melhor entendimento do conceito de empatia. Finaliza-se esse Estudo com a proposição do neologismo CompreensãoEmpatia, pensado a partir da conclusão conceitual de que são indissociáveis. O Estudo 2 examina o conceito de CompreensãoEmpatia literária. A partir da tese de que esta é um caso limítrofe de CompreensãoEmpatia, discutem-se semelhanças e diferenças entre as duas experiências. Conclui-se que a CompreensãoEmpatia literária faz parte da polissemia do conceito de compreensão narrativa. E defendese, como forma promissora do estudo da CompreensãoEmpatia literária e sua relação com a CompreensãoEmpatia, os encontros de leitura em grupo. Os Estudos 3 e 4 são pesquisas empíricas sobre a CompreensãoEmpatia literária, com a utilização da Leitura Dialógica para Compreensão – LuDiCa. No Estudo 3 objetivou-se verificar o potencial da LuDiCa para promover expressões de CompreensãoEmpatia entre os participantes e CompreensãoEmpatia literária, na interação destes com a narrativa. Foram utilizadas obras com histórias de pessoas imigrantes e refugiadas. As 12 crianças participantes passaram por um delineamento de sujeito único por grupo, com uso de sondas. Os resultados indicaram potencial da LuDiCa para em promover demonstrações de CompreensãoEmpatia, interpessoal e literária. Por fim, o Estudo 4 objetivou verificar como se dá o surgimento de instâncias de identificação entre leitor e personagens. Partiu-se de hipótese contrária aos estudos tradicionais, que consideram que, para um leitor se engajar em uma narrativa, é necessário que esta contenha elementos de identificação com ele. Foram utilizadas duas obras da literatura infanto-juvenil, uma com muitos elementos de identificação do personagem com as crianças (condição experimental 1) e a outra, com personagens refugiados e vivências distantes (condição experimental 2). Os resultados apontaram que as identificações são inauguradas pelos leitores, durante a experiência de leitura.