Banca de QUALIFICAÇÃO: Carlos Eduardo Dantas da Costa Lage

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Carlos Eduardo Dantas da Costa Lage
DATA : 29/11/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

Estresse, Memória e Funções Executivas.


PALAVRAS-CHAVES:

estresse; memória; funções executivas; Prática de Lembrar; organização semântica; flexibilidade cognitiva; neurocognição.


PÁGINAS: 128
RESUMO:

Resumo: Pesquisas sobre a memória humana têm mostrado, consistentemente, que a Prática de Lembrar (PL) – uma estratégia de estudo que envolve a evocação de informações previamente codificadas na memória – melhora a retenção e disponibilidade dessas informações na memória de longo prazo. A literature científica também demonstra de forma robusta que o estresse prejudica a performance da memória humana, tanto por alterar o funcionamento hipocampal, devido à saturação dos receptores glucocorticoides pelo cortisol, hormônio liberado na corrente sanguínea como resposta ao estressor quanto por influenciar as funções executivas. Essa tese de doutorado tem como objetivo explorar o potencial da Prática de Lembrar em mitigar os efeitos deletérios do estresse na memória e nas funções executivas. No capítulo 1, apresento uma introdução geral. Comprometido em realizar uma pesquisa relevante para a ciência neurocognitiva na área de memória, refleti sobre o efeito encontrado no projeto do meu mestrado que estava sendo o pilar fundamental da tese do doutorado: de que palavras difíceis são beneficiadas pelo estresse no momento da codificação desde que tivessem sido lembradas pelo menos uma vez durante a fase de estudos. Esse efeito somente apareceu quando os dados foram condicionalizados e, após uma reflexão mais aprofundada, reconheci o caráter especulativo e a fragilidade do efeito. Portanto, decidimos realizar uma replicação do experimento do mestrado, ajustando o desenho experimental cuidadosamente para manter a comparabilidade entre os resultados e p ara verificar a performance dos itens estudados pela PL e evocados sob estresse. Entretanto, a replicação não foi bem-sucedida, já que o efeito principal esperado – de que os itens difíceis seriam beneficiados pela PL quando na evocação sob estresse – não emergiu nas análises dos dados e resultados obtidos. Essa constatação me levou a reavaliar a estratégia da 12 pesquisa e propor uma mudança no foco principal da tese com a inserção de dois novos projetos, com o objetivo de aumentar a possibilidade de produção científica relevante para a área – examinando a influência do estresse na evocação da memória semanticamente organizada e na flexibilidade cognitiva e, principalmente, a capacidade da Prática de Lembrar (PL) ter algum efeito protetivo em relação aos prejuízos causados pelo estresse nesses contextos. A replicação está contida no capítulo 2 em forma de artigo científico, no qual podemos ver claramente que o efeito hipotetizado previamente não emergiu. Esses resultados revelaram a fragilidade dos achados originais e os riscos inerentes de prosseguir com o projeto em sua forma inicial. Consequentemente, uma revisão da estratégia da tese foi necessária para manter a originalidade e ineditismo no projeto. No capítulo 3, apresento o novo projeto principal da tese, com o objetivo de investigar os efeitos do estresse agudo na organização semântica da memória, focando em como a PL pode mitigar os efeitos deletérios do estresse nesse contexto de evocação. O estresse agudo é responsável por interferir em diversas funções cognitivas, incluindo a capacidade de evocação de forma estruturada e organizada semanticamente, o que leva a um prejuízo na performance da memória. Esse capítulo explora se a PL pode ser uma forma de proteção contra essa anomalia causada pelo estresse. O estudo utilizará um desenho experimental rigorosamente desenvolvido, no qual os participantes serão expostos ao protocolo estressor TSST-G (Trier Social Stress Test for Groups) e, então, serão avaliados na habilidade de evocar as palavras previamente estudas de forma semanticamente organizada e mensurada pelo Adjusted Ratio of Clustering (ARC) Score, que quantifica a evocação considerando o agrupamento em categorias semânticas. 13 Esse projeto é inédito ao hipotetizar sobre a capacidade da Prática de Lembrar em melhorar a organização semântica da informação estudada, levando a uma melhor performance no teste de memória sob influência do estresse agudo, comparando com a estratégia de reler o material várias vezes. Os achados desse projeto têm o potencial de contrubuir para o desenvolvimento de estratégias de estudo que aumentem a resiliência cognitiva em situações de estresse. O projeto também destaca o papel fundamental do cortéx pré-frontal na mediação entre o estresse e as funções executivas, fornecendo insights valiosos sobre os mecanismos neurais subjacentes à essa interação. No capítulo 4, um novo projeto sobre o impacto do estresse na flexibilidade cognitiva é proposto. A flexibilidade cognitiva é a capacidade do indivíduo em se adaptar às mudanças nas demandas e trocar os contextos mentais de forma eficiente. Esse projeto foca em examinar essa lacuna na literatura científica, já que a interação do estresse com a flexibilidade cognitiva foi muito pouco estudada. Nesse projeto, controlamos algumas variáveis que ainda nao foram consideradas em trabalhos publicados, como o controle do tempo de indução do estresse no momento do teste aplicado aos participantes, já que há diferenças entre os efeitos genômicos (cortisol) e não -genômicos (catecolaminas) do estresse na homeostase do organismo.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1665441 - GOIARA MENDONCA DE CASTILHO
Presidente - 2325331 - MAURO DIAS SILVA JUNIOR
Externa à Instituição - ROBERTA EKUNI DE SOUZA - UEL
Interna - 1544722 - WANIA CRISTINA DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 05/11/2024 11:26
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