Tomada de Perspectiva: Revisão Exploratória, Análise Conceitual e Proposta Metodológica-Empírica Baseada na Leitura Dialógica para a Compreensão Profunda (LuDiCa)
Tomada de Perspectiva; Leitura Dialógica para a Compreensão Profunda; Revisão Exploratória; Análise Conceitual; Intervenção Comportamental.
A habilidade de tomada de perspectiva permite a um indivíduo entender e adotar temporariamente o ponto de vista de outra pessoa, respondendo de acordo com essa nova visão. Envolve o reconhecimento da experiência alheia com base em aspectos perceptivos, cognitivos e emocionais. Esta tese visa investigar, sob a perspectiva da Análise do Comportamento, as intervenções propostas na área, a conceitualização do fenômeno e a aplicação empírica de uma proposta metodológica. Foram conduzidos três estudos: O Estudo 1, uma revisão exploratória da literatura, utilizou como metodologia o protocolo PRISMA-ScR para identificar protocolos comportamentais aplicados ao ensino da tomada de perspectiva, suas medidas de avaliação e características metodológicas. Os resultados revelaram uma diversidade de abordagens baseadas tanto em contingências diretas quanto em relações derivadas, destacando a ausência de uma definição operacional consensual e a variabilidade das medidas utilizadas. O Estudo 2 aprofundou a análise conceitual da tomada de perspectiva com base na proposta do funcionamento lógico dos conceitos de Ryle e nos métodos de análise conceitual de Wilson. Constatou-se que o conceito possui natureza polimorfa e disposicional, com ausência de acesso privilegiado ao comportamento do outro, sendo influenciado por variáveis históricas e contextuais, o que reforça a necessidade de definições situadas e sensíveis ao uso cotidiano. O Estudo 3 consistiu em uma investigação empírica, utilizando delineamento de sujeito único de sondas múltiplas concorrentes, que avaliou os efeitos da Leitura Dialógica para Compreensão Profunda (LuDiCa) na promoção de habilidades de tomada de perspectiva em crianças pré-escolares. Os resultados indicaram que a intervenção favoreceu o engajamento das crianças em comportamentos compatíveis com a perspectiva de personagens, com variabilidade funcional nas respostas, elevada validade social e aplicabilidade em contextos educacionais. Em conjunto, os três estudos ampliam a compreensão sobre a tomada de perspectiva como fenômeno comportamental complexo, contribuindo com subsídios conceituais, metodológicos e aplicados para futuras pesquisas e intervenções.