Banca de QUALIFICAÇÃO: Marcos Felipe Rodrigues de Lima

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Marcos Felipe Rodrigues de Lima
DATA : 02/09/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Sala Virtual TEAMS - l1nq.com/vCjBd
TÍTULO:

Efeito de Prática de Recuperação ao Nível dos Participantes: Estudos
de Diferenças Individuais e de Estabilidade Temporal


PALAVRAS-CHAVES:

prática de recuperação, efeito de testagem, diferenças individuais,
estabilidade temporal, fidedignidade


PÁGINAS: 109
RESUMO:

Recuperar ativamente informações da memória (i.e., engajar-se em prática de recuperação) é, em
média, melhor para a memória do que outras estratégias de aprendizagem. Ao nível grupal, o
efeito de prática de recuperação tem sido amplamente replicado. Na última década,
pesquisadores têm investigado se esse efeito ao nível dos participantes se relaciona com
variáveis de diferenças individuais. Nesta tese, avaliaremos o efeito de prática de recuperação ao
nível dos participantes. Após uma introdução geral ao tema (Capítulo 1), revisamos a literatura
relevante sobre diferenças individuais no efeito de prática de recuperação (Capítulo 2). Tal
literatura mostra que o efeito de prática de recuperação tem apresentado relações nulas ou
inconsistentes com variáveis de diferenças individuais. Com base nessa literatura, apresentamos
uma série de sugestões de pesquisas futuras. Uma delas seria testar o pressuposto de estabilidade
temporal do efeito de prática de recuperação ao nível dos participantes. O Experimento 1
(Capítulo 3) testou esse pressuposto e obteve evidências iniciais de estabilidade temporal do
efeito de prática de recuperação. Embora os resultados tenham sido promissores, as magnitudes
das estimativas de estabilidade ainda são insuficientes para apoiar a pesquisa em diferenças
individuais. Propomos dois experimentos adicionais. O Experimento 2 (Capítulo 4) terá como
objetivo investigar se é possível aumentar os valores dessas estimativas por meio do aumento do
número de itens usados no Experimento 1. Outra sugestão de pesquisa futura feita no Capítulo 2
será objeto de investigação no Experimento 3. A teoria dual de memória é um modelo
quantitativo simples que é capaz de antecipar relações positivas, negativas ou nulas entre o efeito
de prática de recuperação e variáveis de diferenças individuais. No Experimento 3, por meio da manipulação do intervalo de retenção, esperamos que a recordação dos participantes no teste final para itens de reestudo difira nos intervalos curto e longo. Com isso, avaliaremos se é possível induzir experimentalmente diferentes magnitudes de correlações entre escores de inteligência e o efeito de prática de recuperação ao nível dos participantes, tal como previsto pela teoria dual de memória.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1665441 - GOIARA MENDONCA DE CASTILHO
Externo ao Programa - 2668625 - JOSEMBERG MOURA DE ANDRADE
Presidente - 1143325 - LUCIANO GRUDTNER BURATTO
Interno - 3043446 - RUI DE MORAES JUNIOR
Notícia cadastrada em: 05/08/2022 11:46
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