Banca de QUALIFICAÇÃO: Lesley Diana de Sousa

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Lesley Diana de Sousa
DATA : 04/11/2022
HORA: 10:30
LOCAL: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_MWU5ODFhNTUtNjgyNi00YzRjLWExNDMtNmUyNWI4MGE0Y
TÍTULO:

Diferenças individuais na taxa de desconto temporal: efeitos do nível de abertura

do cenário de consumo


PALAVRAS-CHAVES:

Desconto Temporal; Cenário de Consumo; Traço; Estado.


PÁGINAS: 51
RESUMO:

O desconto por atraso refere-se a uma tendência de diminuição da preferência por
desfechos tardios, quando comparados a desfechos imediatos, à medida que o atraso aumenta.
Pesquisas anteriores mostraram que a taxa de desconto de atraso está relacionada tanto a
características individuais (ou seja, variável do tipo traço) quanto a fatores contextuais (ou seja,
variável do tipo estado). A sugestão de que a taxa de desconto por atraso pode ser concebida
como uma variável característica foi baseada, principalmente, em resultados que mostram que
as diferenças individuais na taxa de desconto por atraso estão significativamente
correlacionadas entre as situações de escolha (por exemplo, escolher por dinheiro ou comida),
enquanto a proposição de funcionar como uma variável de estado foi baseada em resultados que
mostram que a taxa de desconto de atraso é influenciada por variáveis contextuais (por exemplo,
magnitude dos resultados, tipo de resultado).
Uma variável contextual que tem demonstrado influenciar o comportamento do
consumidor é o nível de abertura do cenário de comportamento do consumidor, um conceito
derivado da noção de sistemas econômicos fechados versus abertos. Um cenário de
comportamento do consumidor é descrito como relativamente mais aberto, comparado a um
cenário mais fechado, quando há mais alternativas de resposta disponíveis (ou seja, mais
substitutos) e menos restrições (ou seja, menos limitações de tempo, menos controle aversivo)
ao comportamento dos consumidores. Em um ambiente de comportamento mais fechado (por
exemplo, uma ópera), espera-se que a maioria dos consumidores se comporte de forma
semelhante, porque fatores contextuais influenciariam amplamente seu comportamento,
enquanto em um ambiente mais aberto (por exemplo, um show de rock and roll), espera-se que
seus comportamentos difiram mais amplamente, pois seriam influenciados principalmente por
sua história individual de aprendizagem.
A investigação dos efeitos do nível de abertura do cenário do consumidor também pode
esclarecer o nível de generalização do desconto por atraso em diferentes ambientes. Isso seria
particularmente relevante nos casos em que indivíduos submetidos a tratamento (por exemplo,
vícios, transtornos alimentares) sob condições controladas (por exemplo, em instituições)
devem retornar posteriormente ao seu ambiente típico. Isso pode ser interpretado como uma
mudança de uma configuração de comportamento do consumidor relativamente fechada para
uma configuração relativamente aberta.

Com base nessas linhas de pesquisa, o presente artigo investiga se o nível de abertura do
cenário de comportamento do consumidor influencia o grau de diferenças individuais. Pode-se
esperar que um ambiente mais aberto esteja associado a níveis mais amplos de diferenças
individuais do que um ambiente mais fechado. Consequentemente, as diferenças individuais no
desconto de atraso devem ser mais altamente correlacionadas entre as tarefas no ambiente
relativamente mais aberto do que no ambiente relativamente mais fechado.
Sessenta indivíduos residentes no Brasil, participarão das três fases do procedimento
experimental. Na primeira fase, os participantes responderão ao Eating Attitude Test (EAT), que
pode ser usado para rastrear padrões alimentares anormais e foi traduzido e validado para uso no
Brasil. A segunda fase do procedimento incluirá tarefas de desconto de atraso que consistirão
em seis questionários com escolhas hipotéticas. Os Questionários 1 e 2 conterão escolhas entre
valores monetários atrasados e imediatos, os Questionários 3 e 4 consistirão em escolhas entre
valores de alimentos atrasados e imediatos, e os Questionários 5 e 6 consistirão em escolhas
entre valores atrasados e imediatos de vale-alimentação. Os questionários 1, 3 e 5 incluirão
vinhetas que descrevem configurações de comportamento do consumidor relativamente mais
abertas (por exemplo, muitas opções e sem limite de tempo para obter os resultados), enquanto
os questionários 2, 4 e 6 incluirão vinhetas que descrevem configurações relativamente mais
fechadas (por exemplo, poucas opções e limite de tempo para obter os resultados). A ordem de
apresentação das configurações abertas e fechadas, dentro de cada tipo de questionário (por
exemplo, dinheiro), será equilibrada entre os participantes. Cada questionário incluirá instruções
iniciais, vinheta descrevendo a abertura da configuração e seis opções de desconto por atraso.
Em cada situação de escolha, os participantes irão digitar (ou seja, preencher o espaço em
branco) o valor imediato que seria equivalente a um determinado valor atrasado. Na terceira
fase do procedimento, os participantes responderão a questões sociodemográficas, incluindo
sexo, idade e renda familiar média. Todos os participantes serão submetidos a todas as três fases
do experimento (delineamento intrassujeito).
A taxa de desconto de atraso será medida com a função hiperbólica e a área sob a curva.
Coeficientes de correlação entre as taxas de desconto individuais entre as tarefas (dinheiro,
alimentação e vale alimentação) serão calculados. Os valores dos coeficientes de correlação
obtidos para os ambientes aberto e fechado serão comparados estatisticamente. As taxas médias
de desconto obtidas para ambientes abertos e fechados serão comparadas estatisticamente e
serão correlacionadas com os resultados do EAT.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CRISTIANO COELHO - PUC-GO
Presidente - 404900 - JORGE MENDES DE OLIVEIRA CASTRO NETO
Externo ao Programa - 2472915 - RAFAEL BARREIROS PORTO
Externa à Instituição - ROBERTA FREITAS LEMOS
Notícia cadastrada em: 04/11/2022 09:16
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