Banca de QUALIFICAÇÃO: Ana Terra Pires de Moraes

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Ana Terra Pires de Moraes
DATA : 05/09/2023
LOCAL: plataforma teams

Efeitos da Administração Aguda e Crônica de Etanol sobre a Variabilidade Comportamental, Escolha e Resistência à Mudança

Variação e Repetição Comportamental; Etanol; Escolha; Resistência à Mudança

A literatura indica que sob contingências de repetição, a administração de etanol aumenta a variabilidade na emissão de sequências de respostas e, portanto, diminui a acurácia do responder, mas sob contingências de variação, não afeta o responder. Esses resultados têm sido atribuídos ao efeito disruptivo que o etanol exerce sob o controle discriminativo intrassequência. Uma outra variável, no entanto, pode ter contribuído para tais resultados, a saber, o tipo de administração do etanol: aguda ou crônica. Até o momento, nos estudos de variabilidade comportamental, o etanol tem sido administrado de maneira aguda. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo comparar os efeitos da administração aguda e crônica do etanol. Além disso, os estudos têm investigado os efeitos do etanol sobre comportamentos variados e repetitivos em estado estável. No presente estudo, por outro lado, o interesse recairá sobre os efeitos do etanol sobre a aquisição de desempenhos variáveis, além de desempenhos estáveis. Finalmente, será investigado se a administração crônica e aguda do etanol afeta diferencialmente a escolha entre variar e repetir o comportamento e a resistência da variação e repetição à mudança ambiental.

Presidente - 7404979 - JOSELE REGINA DE OLIVEIRA ABREU RODRIGUES
Externa à Instituição - MIRIAM GARCIA MIJARES - USP
Interna - 1210023 - RAQUEL MARIA DE MELO
Externa ao Programa - 2283679 - RAQUEL MOREIRA ALO - null