Modificação de viés em relação a casais homossexuais idosos por transferência de função em classes de equivalência
atitudes, homonegatividade, equivalência de estímulos, IRAP, FAST.
A Análise do Comportamento tem se voltado ao estudo de atitudes preconceituosas, como a homofobia, a partir do referencial da Equivalência de Estímulos. Portanto, esta pesquisa teve como objetivos: (1) verificar a formação de classes de equivalência entre fotos de casais homossexuais idosos e atributos positivos em estudantes universitários que apresentem viés homofóbico ou homonegativo; e (2) avaliar a transferência de funções entre estímulos. Os 50 estudantes que apresentaram viés homonegativo foram divididos em dois Grupos Experimentais e dois Grupos Controle. O Grupo Experimental 1 (GE1) realizava tarefa de MTS e respondia ao IRAP; o Grupo Experimental 2 também fazia tarefa de MTS e depois respondia ao FAST. O Grupo Controle 1 respondia apenas ao IRAP e o Grupo Controle 2 apenas ao FAST. Resultados mostraram que 23 estudantes (GE 1 e GE 2) que realizaram MTS formaram classes de equivalência. Os participantes do Grupo Experimental 1, que realizaram IRAP, apresentaram um viés pró casais homossexuais idosos respondendo mais rapidamente aos blocos inconsistentes. Quanto ao FAST, os participantes do Grupo Experimental 2, apresentaram maior curva de aprendizagem, e fluência, principalmente nos blocos inconsistentes. Dados sugerem que houve transferência de função.