Banca de DEFESA: Denise Silva Rocha Mazzuchelli

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Denise Silva Rocha Mazzuchelli
DATA : 09/05/2025
HORA: 14:00
LOCAL: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_NGNkNDc5ZjUtMzQwMi00OWEwLThjYTktZWFhZDU5OWI3N
TÍTULO:

Fortalecendo a Saúde Relacional na Primeira Infância e o Desenvolvimento Infantil no Brasil por Meio da Leitura Com-partilhada com Vídeo-Feedback Baseado em Evidências


PALAVRAS-CHAVES:

Saúde Relacional Precoce; Desenvolvimento Infantil; Leitura Compartilhada; Vídeo-feedback; Brasil.


PÁGINAS: 210
RESUMO:

Décadas de investigação têm documentado como a pobreza está associada a disparidades no desenvolvimento na primeira infância que se traduzem em desigualdades a longo prazo no desempenho educacional, crescimento físico, bem-estar emocional e prosperidade geral ao longo da vida. Um amplo conjunto de pesquisas têm demonstrado que intervenções voltadas para a saúde relacional na primeira infância — definida como relações cuidadoras acolhedoras, responsivas e emocionalmente sustentadoras — fornecem uma base sólida para promover um desenvolvimento ótimo nos domínios cognitivo, social e emocional, além de reduzir de forma eficaz essas disparidades iniciais. O vídeofeedback, incluindo aquele feito a partir de leitura compartilhada e interações em brincadeiras, foi identificado como uma estratégia particularmente eficaz para apoiar a saúde relacional na primeira infância. Apesar das evidências consolidadas sobre os impactos positivos a curto e longo prazo, subsistem lacunas críticas. Essas lacunas estão relacionadas com (1) a entrega dessas estratégias através de sistemas remotos; (2) a utilização dessas abordagens fora dos Estados Unidos, particularmente no Brasil; e (3) a implementação ampla em ambientes-chave para experiências na primeira infância, incluindo tanto casas de família como ambientes educacionais. O objetivo geral desta pesquisa é adaptar estratégias baseadas em evidências com eficácia demonstrada no exterior para o contexto brasileiro, abordando tanto o ambiente doméstico quanto o escolar, enquanto se avalia a eficácia e a viabilidade de intervenções remotas para promover a saúde relacional na primeira infância através do brincar e da leitura dialógica em populações vulneráveis. Esta tese segue um formato pronto para publicação e consiste em uma coleção de artigos científicos composta por quatro manuscritos, cada um contribuindo para o objetivo geral. O artigo 1, intitulado “Efeitos das intervenções parentais remotas nas práticas de leitura compartilhada: Uma Revisão Sistemática”, fornece a análise de estudos que empregam treinamento parental remoto para incentivar a leitura compartilhada em família e examina seus impactos no desenvolvimento infantil e nas interações familiares. O manuscrito 2, “Adaptação do PlayReadVIP em Entrega Remota para Educação Infantil e Creches Brasileiras para Apoiar a Saúde Relacional na Primeira Infância” introduz o modelo PlayReadVIP, documenta a sua adaptação ao contexto brasileiro e apresenta resultados preliminares sobre a viabilidade, incluindo a aceitabilidade e o envolvimento dos participantes. Os manuscritos subsequentes expandem esses estudos fundamentais. O manuscrito 3, “Aprimorando as Interações entre Pais e Filhos e o Desenvolvimento Infantil em Ambientes Educacionais Brasileiros: Impacto Pré-Pós da Adaptação do PlayReadVIP,” explora os efeitos do programa sobre as medidas parentais e os resultados das crianças, contribuindo para a evidência de sua eficácia. Manuscrito 4, “Dos Cuidados Primários às Salas de Aula: Um Estudo Piloto do PlayReadVIP com Professoras de Pré-Escolas Brasileiras”, detalha o processo de adaptação para professores e avalia o impacto do programa nas práticas educacionais e nos resultados das professoras. Coletivamente, esses manuscritos oferecem um relato detalhado sobre o conteúdo da intervenção, as adaptações do currículo e os efeitos mensurados tanto no contexto parental quanto educacional. Esta tese conclui com reflexões sobre as implicações desses achados para programas de parentalidade, práticas responsivas de cuidado e ensino, intervenções de leitura dialógica, políticas públicas e desenvolvimento infantil em países de baixa e média renda (PBMR). Em especial, discutimos o potencial da implementação remota para ampliar o acesso universal a estratégias baseadas em evidências, promovendo, assim, a saúde relacional na primeira infância e o desenvolvimento infantil.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALAN LEWIS MENDELSOHN - CUNY
Externa à Instituição - CAITLIN F. CANFIELD - CUNY
Externa à Instituição - DENISE RUSCHEL BANDEIRA - UFRGS
Presidente - 1284004 - EILEEN PFEIFFER FLORES
Interna - 6403743 - MARIA ANGELA GUIMARAES FEITOSA
Interno - 1260071 - RICARDO JOSE DE MOURA
Notícia cadastrada em: 06/05/2025 18:09
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