GAS ENGINE OXY FUEL COMBUSTION FOR COMBINED HEAT AND POWER APPLICATIONS
oxi-combustão; oxy-fuel; motores de combustão interna; ciclo Otto; motor a gás,; CHP, análise de viabilidade; gás de pirólise de lixo; RDF.
Oxy-fuel (oxy-fuel combustion) remete ao processo de combustão no qual o comburente é o oxigênio puro ou uma mistura de oxigênio com H2O ou CO2 obtido por meio da recirculação de gases de descarga do motor.Os objetivos principais deste estudo foram avaliar a oxi-combustão com diversas concentrações de CO2 e O2 como comburente em motores de combustão interna e utilizando gás de pirólise de resíduos sólidos urbanos. O conceito da planta opera no modo cogeração (Combined Heat and Power – CHP) onde o calor rejeitado do motor é empregado no processo de pirólise do substrato sólido. A viabilidade econômica e de pegada ecológica também foram abordadas para um regime de captura e armazenamento de carbono. Para tal, foi desenvolvido um modelo matemático e numérico para analisar o desempenho termoeconomico da planta de cogeração. As predições numéricas constataram a viabilidade da planta de cogeração na faixa de 2 MW, com 43% de eficienciantérmica no regime estacionário. Incrementos da ordem de 5% na concentração de CO2 como diluente, implica em uma diminuição de pelo menos 150 °C na temperatura do escapamento, e aumento na captura de carbono de no mínimo 25% dentre os cenários simulados de oxy-fuel. A análise de viabilidade econômica simplificada indica a possibilidade de se implementar uma planta CHP baseada na queima de gas de pirólise de lixo no Aterro Sanitário de Brasília.