Banca de DEFESA: Otavio Almeida Gomes Pereira

DISCENTE : Otavio Almeida Gomes Pereira
DATA : 28/02/2023
LOCAL: Plataforma Microsoft Teams

NUMERICAL ANALYSIS AND EXPERIMENTAL ASSESSMENT OF IMPACT WEAR RESISTANT COATINGS: ELECTRODE, NYLON, PC-ABS AND POLYURETHANE

Recobrimentos; Análise numérica; Teste de compressão; Resistência e proteção superficial

Devido a necessidade de aumentar a eficiência dos processos operacionais, máquinas são submetidas a operações de trabalho severo. Com isso, observa-se cada vez mais o desgaste prematuro de componentes mecânicos, o que resulta na diminuição de sua vida útil e aumento de custos com manutenção. Para prolongar a vida útil dos componentes de máquinas nessas condições severas de operação são utilizados materiais para proteções superficiais como eletrodos, polímeros, compósitos, arame tubular, dentre outros. Este trabalho apresenta um modelo numérico do teste de compressão com configuração esfera-plano. São estudados dois materiais de base (aço SAE 1045 e SAE 1020) e quatro revestimentos (Eletrodo Duro, Nylon, PC-ABS e Poliuretano). O objetivo é avaliar o comportamento dos revestimentos superficiais ao serem submetidos a cargas compressivas com a finalidade de proteger o material base, bem como seus resultados da tensão equivalente de von Mises, profundidade de indentação e deformação plástica equivalente obtidos no nó crítico de contato. Testes de compressão de configuração esfera – plano são realizados em amostras utilizando o revestimento eletrodo duro com a finalidade de obter informação das propriedades mecânicas desse revestimento. Já para o Nylon, PC-ABS e Poliuretano são utilizadas informações obtidas da literatura do seu comportamento mecânico. Todas essas informações são utilizadas para a calibração de um modelo de elemento finito. A simulação consiste em cinco configurações, sendo uma apenas o material base e quatro com revestimentos superficiais. Todos os modelos são submetidos a quatro condições de carregamento: 500N, 1000N, 1500N e 2000N. Dados os resultados, conclui-se que o uso de revestimento pode levar a um aumento significativo na vida útil dos equipamentos em que estão aplicados. Porém, para a escolha do revestimento, faz-se necessário avaliar as cargas de trabalho que o revestimento pode sofrer. Recomenda-se o uso de eletrodo para cargas elevadas e dos polímeros para aplicações em que se tem cargas compressivas com baixa magnitude e alto número de cíclos.

Externo à Instituição - MARCO LUCIO BITTENCOURT - UNICAMP
Interno - 1646090 - FABIO COMES DE CASTRO
Interno - 1816660 - LUCIVAL MALCHER
Presidente - 2143651 - THIAGO DE CARVALHO RODRIGUES DOCA