Banca de QUALIFICAÇÃO: Thiago Pandim Barbosa Machado

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Thiago Pandim Barbosa Machado
DATA : 23/08/2023
HORA: 08:00
LOCAL: Plataforma Microsoft Teams
TÍTULO:

Análise experimental de blendas de PC/ABS: uma investigação do comportamento mecânico sob indentação, fluência e desgaste por fretting


PALAVRAS-CHAVES:

PC; ABS; Indentation; Creep; Fretting wear


PÁGINAS: 68
RESUMO:

PC/ABS é uma blenda polimérica amplamente usada devido a sua combinação quase aditiva das melhores propriedades de seus componentes. Entretanto, não há quase nenhuma literatura disponível a respeito de seu comportamento de falha sob carregamento compressivo. Portanto, este trabalho tem o objetivo de investigar o comportamento desse material sob carregamentos complexos. Quatro composições de PC/ABS foram usadas, cujas razões em peso são: 100:0, 80:20, 65:35 e 0:100 para fabricar amostras prismáticas planas que são testadas em vários cenários para avaliar suas respostas à: i) indentação; ii) fluência em compressão; iii) desgaste torcional por fretting; e iv) carregamento normal cíclico. Uma sapata hemisférica feita de aço naval R3 é usada como contraparte para o contato. Portanto, a configuração de contato usada neste estudo é esfera-plano. O objetivo é tentar isolar os efeitos de cada tipo de carregamento, bem como a influência de se adicionar ABS a uma matriz de PC na resistência a dano da blenda.

Até o momento, ensaios foram feitos para abordar os três primeiros fenômenos. Amostras foram testadas em indentação, fluência e desgaste torcional por fretting em cargas severas (1.0 e 2.0 kN). Ademais, a contribuição de cada um desses três fenômenos de falha foi determinada e discutida. A fluência teve um efeito predominante na maioria dos materiais, ao passo que o desgaste por fretting é particularmente crítico para as composições 100:0 e 80:20. A mistura 65:35 exibiu os melhores resultados em todas as condições testadas, tornando-a uma boa candidata para diversas aplicações industriais.


O próximo passo, que já foi iniciado, é avaliar as incertezas envolvidas nos ensaios conduzidos, com relação à aplicação da carga normal e às medições feitas no microscópio confocal laser utilizado. Resultados preliminares indicam que medições feitas no PC puro após indentação em 1.0 kN possuem uma grande incerteza global, principalmente devido ao fato de que as marcas deixadas nas amostras possuem poucos micrometros de profundidade, dimensões essas muito próximas da resolução possível do método usado no microscópio.


Finalmente, o último problema a ser abordado nesta pesquisa se refere aos efeitos de se introduzir uma carga normal variável ao já complexo esquema de carregamento empregado, mantendo-se um valor médio de provavelmente 1.5 kN e aplicando-se uma variação de 0.5 kN, enquanto se mantém também o movimento torcional. Nenhuma literatura foi encontrada sobre esse tópico, o que torna esta tentativa muito inovadora. Dois possíveis resultados são resultados neste caso: desgaste radial por \textit{fretting} e/ou desgaste por fadiga.

Portanto, uma descrição detalhada da resposta do PC/ABS a diferentes fenômenos compressivos de dano é esperada, contribuindo consideravelmente para o conhecimento rereferente a esse material de engenharia extremamente importante.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1646090 - FABIO COMES DE CASTRO
Interno - 1345908 - JOSE ALEXANDER ARAUJO
Interna - 1720225 - SANDRA MARIA DA LUZ
Externo à Instituição - SANDRO CAMPOS AMICO - UFRGS
Presidente - 2143651 - THIAGO DE CARVALHO RODRIGUES DOCA
Notícia cadastrada em: 31/07/2023 13:46
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app45_Prod.sigaa39