Banca de DEFESA: Felipe Maganha de Lima

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Felipe Maganha de Lima
DATA : 21/12/2023
HORA: 14:15
LOCAL: Microsoft TEAMS
TÍTULO:

MODELAGEM ESTOCÁSTICA E ABORDAGENS DE PREVISÃO DE VIDA À FADIGA DE CABOS CONDUTORES SOB CONDIÇÕES DE CARREGAMENTO ALEATÓRIO


PALAVRAS-CHAVES:

Cabos condutores; Vibrações eólicas; Modelagem estocástica; Previsão de vida à fadiga


PÁGINAS: 186
RESUMO:

Cabos condutores estão sujeitos a carregamentos naturais devido à ação do vento - o que pode levar severos níveis de vibrações mecânicas, conhecidas como vibrações eólicas. A velocidade do vento induz carregamentos cíclicos com comportamentos de amplitude variável e aleatório e, dependendo do grau de dano material ao longo do tempo, esses carregamentos podem influenciar na vida à fadiga do cabo condutor ao contribuir com o processo de falha por fadiga dos fios internos e externos.
Para compreender e mitigar os efeitos da fadiga aleatória induzida pelo vento, além de considerar a variabilidade da velocidade do vento responsável por definir os padrões de vento predominantes em uma região, é fundamental levar em conta as características do condutor, como sua rigidez, geometria construtiva, auto amortecimento e o comportamento do mecanismo de falha (quantidade e distribuição de fios quebrados). Dessa forma, o estudo consistiu em um conjunto de análises responsáveis pela identificação, no domínio do tempo e da frequência, do melhor modelo de previsão de vida à fadiga para a validação com a vida à fadiga observada experimentalmente, e pela modelagem estocástica do processo de falha, visando a identificação e monitoramento dos parâmetros associados ao mecanismo de falha desse tipo de componente mecânico (deslocamento pico a pico, amplitude de tensão, contribuição de dano percentual e outros).
Foram realizados ensaios vibratórios com condições de excitação do tipo estacionária no sentido amplo e ergódica com a intenção de avaliar as características estatísticas e espectrais da resposta dinâmica dos condutores, em especial, a resposta vibratória a 89 mm do último ponto de contato entre o condutor e o grampo com amostras dos cabos CAA 397,5 MCM IBIS e CAL/AAAC 838 MCM, a uma EDS (Every Day Stress) de 20%, sendo testadas em diferentes classes de aceleração. O intuito é avaliar as respostas vibratórias do condutor associadas a esses tipos de excitações caracterizadas por comportamentos banda estreita, pois níveis severos de amplitude de vibração podem ser considerados um efeito potencializador ao processo de dano material, reduzindo a vida a fadiga do componente. Ao final dos ensaios e análise de dados, os resultados obtidos foram avaliados estatisticamente para identificação do nível de estacionariedade presente nas funções de amostras, além de comparação entre as metodologias desenvolvidas de previsão de vida no domínio do tempo e no domínio da frequência.

Em resumo, a fadiga induzida pelo vento em cabos condutores de linhas de transmissão é um fenômeno significativo que requer atenção no projeto e programas de manutenção. A compreensão dos mecanismos de fadiga, a modelagem estocástica adequada e a consideração dos efeitos de carregamentos ambientais são essenciais para garantir a segurança, confiabilidade e longevidade dessas infraestruturas críticas de energia.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDRÉ LUIS PINTO - IFB
Interno - 1523261 - COSME ROBERTO MOREIRA DA SILVA
Presidente - 1249764 - JORGE LUIZ DE ALMEIDA FERREIRA
Externo ao Programa - 1509037 - LUIS AUGUSTO CONTE MENDES VELOSO - null
Notícia cadastrada em: 29/11/2023 17:52
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