Banca de QUALIFICAÇÃO: Helbert Eustáquio Cardoso da Silva

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Helbert Eustáquio Cardoso da Silva
DATA : 26/05/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Teams
TÍTULO:

"Assistência mediada por tecnologia: uma abordagem possível em tempos de pandemia?"


PALAVRAS-CHAVES:

"COVID-19, Teleodontologia, Telemedicina, Telessaúde, Monitoramento, Câncer Bucal, Câncer de Cabeça e Pescoço, Inteligência Artificial, Algoritmo, Revisão Integrativa.
Revisão Sistemática,Overview."


PÁGINAS: 100
RESUMO:

"Introdução: O surgimento do novo coronavírus (SARS-CoV-2) resultou em uma crise global de saúde pública (pandemia de COVID-19), levando a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declará-lo uma emergência de saúde pública de interesse internacional. Dentre osfatores de risco para eventos graves da COVID-19 está listado o câncer, juntamente com doença pulmonar obstrutiva crônica, diabetes, hipertensão e senilidade. Nesse contexto de pandemia agravada por outros fatores de risco, tornou-se fundamental garantir atendimento ao pacientes com câncer, apesar do lockdown e das restrições. Assim, a Telemedicina se mostrou como uma ferramenta valiosa na avaliação e monitoramento do paciente, assim como no diagnóstico de condições gerais ou específicas. A popularidade e aprevalência da telemedicina cresceram rapidamente durante esta pandemia, pois muitos médicos buscaram maneiras de manter um cuidado contínuo aos seus pacientes, com destaque para os pacientes portadores de neoplasias malignas. A assistência não presencial, mediada por tecnologia, foi uma das alternativas encontradas e se configurou numa abordagem possível. Mas, em que pese seus potenciais benefícios, quais foram suas limitações? O que poderia ter sido feito diferente? E no campo da odontologia: como se deua assistencia mediada por tecnologia? Objetivos: Avaliar, através de uma simulação virtual, o uso do aplicativo de celular por pacientes oncológicos, em odontologia, como ferramenta de telemonitoramento em Saúde Bucal, tendo como base teórica a realização de revisões sistemáticas sobre o tema discutido; Responder, por meio de revisões de literatura, se a assistência mediada por tecnologia traria benefícios no campo da atuação do dentista, especificamente para aqueles que trabalham com pacientes em tratamento de cabeça e pescoço durante a pandemia de COVID-19; Avaliar a viabilidade da Telessaúde no Monitoramento de Pacientes com Câncer de Cabeça e Pescoço; Discutir a aplicação de ferramentas de inteligência artificial (IA) na detecção e diagnóstico de tumores malignos com base em modalidades de imagens médicas, respectivamente. Elaborar e desenvolver um aplicativo que possibilite o uso de telessaúde no acompanhamento de pacientes com câncer de cabeça e pescoço quanto ao aplicativo utilizado, adesão do usuário à tecnologia, satisfação do usuário e qualidade de vida do usuário. Metodologia: A estratégia PICO (População, Intervenção, Comparação e Desfecho) e PIRD (Participante, Teste Índice, Teste de Referência e Diagnóstico de interesse) foi utilizada para definir os critérios de inclusão e exclusão nas revisões realizadas. Uma pesquisa ampla foi realizada em bases de dados como PubMed, Cochrane Central Register of Controlled Studies (Cochrane), SciVerse Scopus (Scopus), Web of Science, Latin American andCaribbean Health Sciences (LILACS), Excerpta Medical Database (Embase), Scientific Electronic Library Online (Scielo), Business Source Complete (EBSCOhost) e na literatura cinzenta através do PROQUEST, Google Scholar e JSTOR. Os descritores do Medical Subject Headings (MeSH) foram empregados para desenvolver a estratégia de pesquisa. A busca eletrônica foi padronizada para identificar os artigos relevantes por meio da combinação de todos os descritores. Foi utilizado o software gerenciador de referências online Rayyan QCRI (https://rayyan.qcri.org/welcome) para remoção de duplicatas, além da remoção manual. Os principais desfechos primários considerados foram os benefícios do uso da TO para pacientes em tratamento de câncer de boca e cabeça e pescoço durante a pandemia de COVID-19; modelo de aplicativo já utilizados em TM/Telesaúde; número de pacientes que aderem ao uso, qualidade de vida e satisfação do paciente no uso do aplicativo de TM/Telesaúde e detecção de cancer e diagnóstico por meio de inteligênciaartificial. A verificação da qualidade metodológica em estudos individuais foi avaliada pela Lista de Verificação de Avaliação Crítica do Joanna Briggs Institute (Instituto Joanna Briggs, 2014). Esta metodologia foi aplicada nas revisões sistemáticas. A simulação do aplicativo foi elaborada a partir da parceria com a engenharia de softwares para criação de funcionalidades direcionadas no monitoramento e acompanhamento do paciente durante o tratamento do câncer, seja cirúrgico, seja no controle de manifestações bucais da oncoterapia. Resultados: Em cada artigo foi realizado a busca eletrônica sistemática, com a remoção de artigos duplicados e leitura na integra dos artigos que atenderam os critérios de elegibilidade. No primeiro estudo, apresentado no capítulo 2, observou-se que 78% dos pacientes atualmente preferem a teleodontologia; 92% dos pacientes recomendariam o uso da videoconsulta a outros pacientes. A continuidade do atendimento odontológico, a redução de visitas de pacientes ao hospital, a redução do risco de infecção pelo coronavírus e a limitação de consultas presenciais para proteger os profissionais de saúde são benefícios que reforçam o uso da teleodontologia pelas instituições de saúde. No segundo estudo, disposto no capitulo 3, embora tenha havido heterogeneidade quanto à tecnologia utilizada, os estudos incluídos mostraram que o monitoramento remoto e/ou autogerenciamento dos sintomas por meio de aplicativos móveis foi viável para a maioria dos pacientes, com graus satisfatórios de aceitabilidade, satisfação, usabilidade e adesão. No terceiro artigo, apresentado no capítulo 4, foi demonstrado que várias abordagens de Inteligência Artificial são promissoras em termos de especificidade, sensibilidade e precisão diagnóstica na detecção e diagnóstico de tumores malignos. A simulação do aplicativo, no capítulo 5, nos mostra que é possível seu desenvolvimento. Conclusão: A partir dos artigos realizados, concluiu-se que a Assistência Mediada por Tecnologia, durante a pandemia, nos campos médicos ou odontológicos, como ferramenta remota para monitoramento de pacientes com câncer de boca e câncer de cabeça e pescoço, são bem-aceitos pelos pacientes. Observa-se a necessidade de uma interface mais amigável, uma avaliação adequada da experiência do usuário para uma concreta aplicabilidade dessas ferramentas para monitoramento de pacientes com câncer de cabeça e pescoço."


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2315081 - NILCE SANTOS DE MELO
Interna - 1889805 - CRISTINE MIRON STEFANI
Externo ao Programa - 1702065 - BRUNO LUIGGI MACCHIAVELLO ESPINOZA
Externa ao Programa - 2528668 - PAULA ELAINE DINIZ DOS REIS
Notícia cadastrada em: 18/05/2023 12:09
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