ENSINO MEDIADO POR TECNOLOGIA: UMA ABORDAGEM POSSÍVEL EM TEMPOS DE PANDEMIA
COVID-19; Educação à distância; Telessaúde; Tecnologia Educacional; Inteligência Artificial
O presente trabalho é fruto do cenário ímpar vivido pela humanidade, protagonizado pela pandemia de COVID-19, somado ao inédito desenvolvimento tecnológico, o qual foi direcionado para amenizar as consequências do isolamento social. Com o objetivo de averiguar as alterações decorrentes da restrição de mobilidade, tanto no âmbito educacional quanto no de saúde, e quais ferramentas tecnológicas puderam operacionalizar a resolução de problemas nesse contexto, esta tese contempla um estudo sobre o impacto da COVID-19 no ensino de pós-graduação em cirurgia buco-maxilo-facial em um hospital público brasileiro, uma revisão sistemática sobre o panorama do ensino de odontologia aliado aos recursos tecnológicos utilizados para a sua manutenção durante o início da pandemia, e uma revisão de texto e opinião sobre os desafios e as vantagens da inserção de inteligência artificial no ensino de radiologia. Além disso, foram realizados um trabalho que reporta a criação de um protótipo de aplicativo de celular com a finalidade de ajudar alunos e pacientes remotamente e uma revisão sistemática focada no uso de análise radiômica (nova tecnologia utilizada no diagnóstico por imagem baseada em inteligência artificial) em alterações ósseas dos maxilares. Como subtópico, foi desenvolvida uma revisão integrativa que versa sobre o papel da teleodontologia na assistência de pacientes com câncer oral durante a pandemia e uma revisão sistemática sobre a satisfação, aderência e qualidade de vida de pacientes com câncer de cabeça e pescoço ao utilizar ferramentas de assistência odontológica à distância. Por fim, uma overview foi realizada para verificar o desempenho do uso de inteligência artificial para identificação precoce e diagnóstico de tumores malignos. A conjuntura aponta para a importância de ampliar e intensificar o uso de ferramentas tecnológicas em saúde, bem como a adoção mais ampla do modelo híbrido de educação. Além de otimizar tempo e recursos, encoraja o pensamento crítico, a capacidade de solucionar problemas e o protagonismo do aluno no processo de aprendizado e do paciente no processo de auto cuidado. Por essa razão, é legítimo o anseio para melhorar a infraestrutura digital e estimular a equidade. O futuro das tecnologias no âmbito educacional é promissor, pois engloba abordagens pedagógicas humanistas com foco na acessibilidade, personalização e eficiência.