PROCESSOS EDUCATIVOS EM SAÚDE BUCAL: ESTRATÉGIAS, AFETOS E VIVÊNCIAS DE CRIANÇAS
Educação em Saúde Bucal, Criança, Cárie dentária, Saúde Bucal, Pesquisa qualitativa, Revisão escopo.
“ A educação em saúde é uma importante ferramenta para promover o cuidado de si e fortalecer a autonomia, estimulando o pensamento crítico nas tomadas de decisões em saúde e nos modos de conduzir a vida. Especialmente em relação à saúde bucal, a educação se mostra potente aliada no enfrentamento da cárie dentária na população infantil, que se configura um agravo de alta prevalência ainda nos dias atuais. Esta dissertação compreendeu dois estudos: uma revisão de escopo e uma investigação qualitativa. A revisão de escopo teve como objetivo mapear os métodos pedagógicos utilizados na promoção da saúde bucal entre crianças. Conduzida conforme as diretrizes PRISMA-ScR, a revisão incluiu estudos que descreveram abordagens educativas voltadas para crianças de 6 a 12 anos, abrangendo métodos e modelos pedagógicos aplicados. As buscas foram realizadas em seis bases de dados principais e na literatura cinzenta, sem restrições de tempo ou idioma. No total, 76 artigos foram selecionados, registrando um número significativo de participantes e uma considerável variação no tamanho das amostras. Observou-se que os estudos priorizaram a eficácia, o impacto e o potencial inovador das intervenções educativas. Diversos métodos foram relatados, como o uso de recursos audiovisuais, materiais impressos e modelos dentários, implementados por meio de aulas, palestras, grupos de discussão e jogos. A investigação qualitativa envolveu estudantes de uma escola pública do Distrito Federal, com idades entre 6 e 12 anos. O estudo buscou avaliar o potencial de uma ação pedagógica em saúde bucal a partir das vivências dos participantes. Para isso, foram utilizadas as Oficinas de Transcriação (OsT) como estratégia de ensino, reconhecendo-as como espaços pedagógicos que favorecem a criação e a produção de pensamento inédito. Duas OsT foram realizadas: Entre histórias, sorrisos e encontros e Pedaços de fio e rastos de tinta. Durante essas atividades, os estudantes produziram suas composições, os diálogos registrados foram transcritos e as obras de artes foram fotografadas, com os textos em mãos, foram analisados qualitativamente pelo método Otobiográfico, que consiste em uma escuta das vivências nos escritos. Os estudantes compartilharam seus entendimentos sobre a etiologia e o controle da cárie dentária, refletiram sobre as abordagens educativas adotadas na escola e demonstraram uma ligação afetiva com o sorriso. O uso de Oficinas de Transcriação, que ainda não se configura como uma prática circulante na odontologia, se mostrou potente ferramenta de educação em saúde. A escuta de vivências possibilitou a produção de dados sensíveis e aprofundados da realidade da população estudada. Na literatura mapeada foi percebida uma diversidade de métodos pedagógicos, que traz consigo uma multiplicidade nos modos de perceber e abordar um mesmo conteúdo. Não há, portanto, a pretensão de se estabelecer um protocolo único e hegemônico nos modos de agir em educação em saúde.”