Banca de DEFESA: Juliana Rodrigues e Silva

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Juliana Rodrigues e Silva
DATA : 28/07/2022
HORA: 08:30
LOCAL: Sala de reunião n° 5 (BANCA FECHADA)
TÍTULO:

Citotoxicidade em cultura de célulasda polpa dentáriae atividade antimicrobianade compostos fenólicos quimicamente modificados.


PALAVRAS-CHAVES:

Eugenol, citotoxicidade, atividade antimicrobiana.


PÁGINAS: 1000
RESUMO:

O eugenol é um composto utilizado há anos na odontologia. Apresenta atividades  biológicas interessantes como atividades antifúngicas, antibacteriana, antiparasitária, analgésica, anti-inflamatória, anticarcinogênicas e antioxidantes. É usado na culinária como aditivo para conservação dos alimentos. Apesar dessas vantagens possui efeitos citotóxicos e genotóxicos. O objetivo desse estudo foi avaliar a citotoxicidade e atividade antimicrobiana de diferentes concentrações do metileugenole do metileugenol ozonizado comparados ao eugenol em culturas de células da polpa dentária humana. O estudo foi dividido em 3 capítulos: No capítulo 1 foi apresentado uma introdução sobre as bioatividades do eugenol. Uma revisão de literatura também foi realizada com pesquisas atuais que contribuíram para realização deste trabalho e foram apresentados os objetivos gerais e específicos deste estudo. No capítulo 2 foi apresentado um estudo sobre a biocompatibilidade em cultura de células do tipo polpa dentária humana. O objetivo geral desse trabalho foi avaliar se a metilação do eugenol e a adição do ozônio à molécula de eugenol melhoraria a citotoxicidade nas células. Foram realizados experimentos para avaliação da viabilidade celular (MTT), expressão de genes relacionados à apoptose (BAX, BCL2, CALPAIN, CASP3), por PCR em tempo real (qPCR).
A morte celular das células expostas aos compostos também foi qualitativamente avaliada por microscopia óptica, após adaptação do método colorimétrico de Wright. No capítulo 3, foi apresentado um estudo sobre atividade antimicrobiana dos compostos fenólicos os utilizados no capítulo 2 mais 3 compostos fenólicos, guaiacol, metil guaiacol e eugenol ozonizado. Foi avaliado o halo de inibição do crescimento dos microrganismos em placa de cultura produzidos pelos compostos fenólicos, comparado com o hipoclorito de sódio 2,5%(NaOCl 2,5%) nas cepas bacterianas Enterococcus faecalisPseudomonas aeruginosasStaphylococcus aureusStreptocccus mutanse no fungo Candida albicansA inibição do crescimento de microrganismos expostos aos compostos na forma planctônica foi avaliada de forma automatizada com equipamento Epoch2BioTek.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1193623 - FERNANDO ARARIPE GONCALVES TORRES
Externa ao Programa - 3333449 - JANICE LISBOA DE MARCO
Externa à Instituição - LAIS FLAVIA NUNES LEMES
Presidente - 444.490.971-49 - LOISE PEDROSA SALLES - UNESP
Notícia cadastrada em: 20/07/2022 14:30
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app27.sigaa27