"Eficácia dos antimicrobianos locais adjuvantes à terapia periodontal não cirúrgica na redução de bolsas periodontais e controle metabólico de pacientes com diabetes tipo 2: meta-análise em rede."
"Antimicrobianos; Diabetes Mellitus Tipo 2; Periodontite; Terapia Periodontal Não Cirúrgica; Revisão Sistemática; Meta-análise em Rede."
"Esta meta-análise em rede (MAR) investigou a eficácia do uso adjunvante de antimicrobianos locais administrados subgengivalmente à terapia periodontal não cirúrgica (TPNC) no controle metabólico e redução da profundidade de sondagem periodontal (PS) em pacientes com diabetes tipo 2 (DM2). Sete bases de dados, literatura cinzenta e plataformas de registros foram pesquisadasaté fevereiro de 2022 para identificar ensaios clínicos randomizados (ECR) de acordo com os critérios de elegibilidade. O risco de viés foi avaliado por meio da ferramenta Cochrane Collaboration (RoB 2.0). Duas meta-análises em rede frequentistas foram realizadas utilizando o modelo de efeitos aleatórios para calcular as diferenças de médias como medida de efeito, e para avaliar quantitativamente a hemoglobina glicada (HbA1c) e a PS. A certeza da evidência foi avaliada por meio da abordagem GRADE para análise e interpretação dos resultados. Dez ECRs foram incluídos. No total, 261 pacientes foram tratados com oito diferentes antimicrobianos locais adjuvantes à TPNC (gel de azitromicina, gel de claritromicina, fibra ou pomada de tetraciclina, gel de clorexidina, nanoesferas de doxiciclina, gel de minociclina e gel de satranidazol), enquanto 249 pacientes receberam TPNC isoladamente ou associada a placebo. Considerando a redução da PS (8 estudos incluídos), os melhores resultados foram encontrados após 6 meses de uso do gel de satranidazol (certeza da evidência
moderada). Para o controle da HbA1c (7 estudos incluídos), gel de doxiciclina, gel de clorexidina e fibra de tetraciclina apresentaram resultados promissores após 3 meses (baixa certeza de evidência). Em conclusão, o uso adjunvante do gel de satranidazol provavelmente reduz a PS após 6 meses de acompanhamento, enquanto o gel de doxiciclina, gel de clorexidina e fibra de tetraciclina podem reduzir os valores da HbA1c em pacientes com DM2 e periodontite tratados com TPNC após 3 meses de acompanhamento."