Banca de QUALIFICAÇÃO: Helbert Eustáquio Cardoso da Silva

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Helbert Eustáquio Cardoso da Silva
DATA : 26/05/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Teams
TÍTULO:

"Assistência mediada por tecnologia: uma abordagem possível em tempos de pandemia?"


PALAVRAS-CHAVES:

COVID-19, Teleodontologia, Telemedicina, Telessaúde, Monitoramento, Câncer Bucal,
Câncer de Cabeça e Pescoço, Inteligência Artificial, Algoritmo, Revisão Integrativa.

Revisão Sistemática,Overview.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Introdução: O surgimento do novo coronavírus (SARS-CoV-2) resultou em uma crise global
de saúde pública (pandemia de COVID-19), levando a Organização Mundial da Saúde (OMS) a
declará-lo uma emergência de saúde pública de interesse internacional. Dentre osfatores de
risco para eventos graves da COVID-19 está listado o câncer, juntamente com doença pulmonar
obstrutiva crônica, diabetes, hipertensão e senilidade. Nesse contexto de pandemia agravada por
outros fatores de risco, tornou-se fundamental garantir atendimento ao pacientes com câncer,
apesar do lockdown e das restrições. Assim, a Telemedicina se mostrou como uma ferramenta valiosa na avaliação e monitoramento do paciente, assim como no diagnóstico de condições
gerais ou específicas. A popularidade e aprevalência da telemedicina cresceram rapidamente
durante esta pandemia, pois muitos médicos buscaram maneiras de manter um cuidado contínuo
aos seus pacientes, com destaque para os pacientes portadores de neoplasias malignas. A
assistência não presencial, mediada por tecnologia, foi uma das alternativas encontradas e se
configurou numa abordagem possível. Mas, em que pese seus potenciais benefícios, quais
foram suas limitações? O que poderia ter sido feito diferente? E no campo da odontologia:
como se deua assistencia mediada por tecnologia?

Objetivos:

Avaliar, através de uma simulação virtual, o uso do aplicativo de celular por pacientes
oncológicos, em odontologia, como ferramenta de telemonitoramento em Saúde Bucal, tendo
como base teórica a realização de revisões sistemáticas sobre o tema discutido;

Responder, por meio de revisões de literatura, se a assistência mediada por tecnologia traria
benefícios no campo da atuação do dentista, especificamente para aqueles que trabalham com
pacientes em tratamento de cabeça e pescoço durante a pandemia de COVID-19;

Avaliar a viabilidade da Telessaúde no Monitoramento de Pacientes com Câncer de Cabeça e
Pescoço;

Discutir a aplicação de ferramentas de inteligência artificial (IA) na detecção e diagnóstico de
tumores malignos com base em modalidades de imagens médicas, respectivamente.

Elaborar e desenvolver um aplicativo que possibilite o uso de telessaúde no acompanhamento
de pacientes com câncer de cabeça e pescoço quanto ao aplicativo utilizado, adesão do usuário à
tecnologia, satisfação do usuário e qualidade de vida do usuário.

Metodologia: A estratégia PICO (População, Intervenção, Comparação e Desfecho) e PIRD
(Participante, Teste Índice, Teste de Referência e Diagnóstico de interesse) foi utilizada para
definir os critérios de inclusão e exclusão nas revisões realizadas. Uma pesquisa ampla foi
realizada em bases de dados como PubMed, Cochrane Central Register of Controlled Studies
(Cochrane), SciVerse Scopus (Scopus), Web of Science, Latin American andCaribbean Health
Sciences (LILACS), Excerpta Medical Database (Embase), Scientific Electronic Library Online
(Scielo), Business Source Complete (EBSCOhost) e na literatura cinzenta através do
PROQUEST, Google Scholar e JSTOR. Os descritores do Medical Subject Headings (MeSH)
foram empregados para desenvolver a estratégia de pesquisa. A busca eletrônica foi padronizada
para identificar os artigos relevantes por meio da combinação de todos os descritores. Foi
utilizado o software gerenciador de referências online Rayyan QCRI
(https://rayyan.qcri.org/welcome) para remoção de duplicatas, além da remoção manual. Os
principais desfechos primários considerados foram os benefícios do uso da TO para pacientes
em tratamento de câncer de boca e cabeça e pescoço durante a pandemia de COVID-19; modelo
de aplicativo já utilizados em TM/Telesaúde; número de pacientes que aderem ao uso,
qualidade de vida e satisfação do paciente no uso do aplicativo de TM/Telesaúde e detecção de
cancer e diagnóstico por meio de inteligênciaartificial. A verificação da qualidade
metodológica em estudos individuais foi avaliada pela Lista de Verificação de Avaliação Crítica
do Joanna Briggs Institute (Instituto Joanna Briggs, 2014). Esta metodologia foi aplicada nas
revisões sistemáticas. A simulação do aplicativo foi elaborada a partir da parceria com a
engenharia de softwares para criação de funcionalidades direcionadas no monitoramento e
acompanhamento do paciente durante o tratamento do câncer, seja cirúrgico, seja no controle de
manifestações bucais da oncoterapia.

Resultados: Em cada artigo foi realizado a busca eletrônica sistemática, com a remoção de
artigos duplicados e leitura na integra dos artigos que atenderam os critérios de elegibilidade.
No primeiro estudo, apresentado no capítulo 2, observou-se que 78% dos pacientes atualmente
preferem a teleodontologia; 92% dos pacientes recomendariam o uso da videoconsulta a outros pacientes. A continuidade do atendimento odontológico, a redução de visitas de pacientes ao
hospital, a redução do risco de infecção pelo coronavírus e a limitação de consultas presenciais
para proteger os profissionais de saúde são benefícios que reforçam o uso da teleodontologia pelas
instituições de saúde. No segundo estudo, disposto no capitulo 3, embora tenha havido
heterogeneidade quanto à tecnologia utilizada, os estudos incluídos mostraram que o
monitoramento remoto e/ou autogerenciamento dos sintomas por meio de aplicativos móveis foi
viável para a maioria dos pacientes, com graus satisfatórios de aceitabilidade, satisfação,
usabilidade e adesão. No terceiro artigo, apresentado no capítulo 4, foi demonstrado que várias
abordagens de Inteligência Artificial são promissoras em termos de especificidade,
sensibilidade e precisão diagnóstica na detecção e diagnóstico de tumores malignos. A
simulação do aplicativo, no capítulo 5, nos mostra que é possível seu desenvolvimento.

Conclusão: A partir dos artigos realizados, concluiu-se que a Assistência Mediada por
Tecnologia, durante a pandemia, nos campos médicos ou odontológicos, como ferramenta
remota para monitoramento de pacientes com câncer de boca e câncer de cabeça e pescoço, são
bem-aceitos pelos pacientes. Observa-se a necessidade de uma interface mais amigável, uma
avaliação adequada da experiência do usuário para uma concreta aplicabilidade dessas
ferramentas para monitoramento de pacientes com câncer de cabeça e pescoço.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1702065 - BRUNO LUIGGI MACCHIAVELLO ESPINOZA
Interna - 1889805 - CRISTINE MIRON STEFANI
Presidente - 2315081 - NILCE SANTOS DE MELO
Externa ao Programa - 2528668 - PAULA ELAINE DINIZ DOS REIS
Notícia cadastrada em: 17/05/2023 12:00
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