Traumatismo dentário em crianças de 0 a 6 anos de idade, sequelas, Estilos e Dimensões Parentais e Senso de Coerência Materna: estudo coorte
Epidemiologia, trauma orofacial, lesões dentárias traumáticas, dentição decídua, etiologia, estilos e dimensões parentais, senso de coerência materna.
Dentre as lesões bucais o traumatismo dentário está entre as condições mais frequentes de problemas de saúde bucal acometendo em maior prevalência a dentição decídua. Tem sido um problema crescente e frequente em saúde pública, apresentando um forte impacto na qualidade de vida com consequências físicas, emocionais e econômicas para a criança e sua família. Devido a escassez de estudos longitudinais que investigam e quantificam os fatores associados a ocorrência de lesões dentárias traumáticas, como também seus desdobramentos no desenvolvimento da criança e em seu núcleo familiar a longo prazo, é necessário que mais estudos sejam desenvolvidos a fim de contribuir com esta questão. O objetivo deste estudo longitudinal é determinar a prevalência e incidência do trauma dental na dentição decídua e seus fatores associados , verificar os Estilos e Dimensões Parentais e o Senso de Coerência Materna em uma coorte) de bebês nascidos no Hospital Universitário de Brasília (HUB). As crianças serão avaliadas anualmente até completarem 6 anos de idade. Serão coletados os dados sociodemográficos, socioeconômicos, antropométricos e comportamentais, além de dados sobre lesões dentárias traumáticas (LDTs) e a procura de atendimento após o traumatismo. As crianças serão avaliadas clinicamente, e serão examinados os aspectos das LDTs utilizando a classificação de Andreasen et.al (2012) e posteriormente avaliação da oclusão. Os pais/ responsáveis responderão um questionário a respeito dos Estilos e Dimensões Parentais e um outro questionário será aplicado às mães acerca do Senso de Coerência Materna . Os exames serão realizados por 4 examinadoras devidamente treinadas e calibradas. Os dados serão tabulados em planilha Excel e transferido para o programa Stata versão 12.0 e o teste estatístico que melhor se aplicar será utilizado para avaliação dos fatores associados.