"Análise Educomunicativa das produções temáticas sobre HIV/Aids: aplicação do EducaIndex com público jovem do Centro - Oeste"
“Educomunicação; Comunicação em Saúde; Educação em Saúde; HIV/Aids; EducaIndex; Jovens.”
“Segundo a OMS, jovens entre 10 a 24 anos, representam um terço da população mundial. No Brasil, são 14.942.442 de 10 a 14 anos; 16.218.004 dos 15 aos 19 anos; e 17.152.049, de 20 a 24 anos, somando 48.312.495 jovens, população cada vez mais afetada por HIV/aids. Um problema de saúde pública cujos impactos, tanto no custo para os serviços de saúde, quanto na promoção e qualidade de vida, podem acometê-los por mais da metade de suas vidas. Observou-se como o Ministério da Saúde do Brasil se comunica com os jovens, se os jovens se identificam com as produções e a comunicação realizada pelo órgão a partir do EducaIndex, questionário para avaliar campanhas de comunicação em vários formatos. O EducaIndex tem três eixos, que analisam abordagens conceituais, observando a importância e conteúdo; na pedagógica, a usabilidade, aplicabilidade e adequação ao público que se destina; e no eixo comunicacional, a disponibilidade e linguagem utilizadas. O instrumento traz a soma de todos os pontos, e com o total, pode-se mensurar se o material tem baixa, regular, boa ou ótima qualidade. A análise se deu em cartaz, jingle e vídeo, produções melhor avaliadas por especialistas dentre 651 produções do Ministério e ONGs. A pesquisa conversou com jovens, das cinco regiões brasileiras, porém o presente trabalho tem como foco a região Centro-Oeste, no qual falou-se com 258 jovens de 15 a 24 anos. As avaliações variam conforme a construção dos grupos e os contextos em que estão inseridos, a avaliação de qualidade dos materiais está entre boa e regular, o relato de maior frequência é a falta de inclusão de outros gêneros e orientação sexual, e a ausência de informações mais precisas.”