"Mídias sociais e promoção da saúde para pessoas com hipertensão: investigação teórica do autocuidado frente a situações emergentes na prática profissional da Atenção Primária à Saúde e sua relação com a autoexploração no paradigma da Sociedade do Cansaço"
“Pesquisa Participativa Baseada da Comunidade; Autocuidado; Comunicação em Saúde; Mídias sociais; Atenção Primária à Saúde._”
“As Doenças Crônicas Não Transmissíveis são uma causa importante de morbimortalidade e custos. A Hipertensão Arterial Sistêmica é altamente prevalente e relacionada a complicações, especialmente nas populações mais vulneráveis. A oferta de cuidado adequado inclui não só atendimento e prevenção de complicações, mas também atividades de educação em saúde e promoção da saúde. Tais atividades podem ser otimizadas com ferramentas digitais para promoção da saúde nas mídias sociais. No entanto, a Sociedade do Cansaço, conforme descrita por Byung-Chul Han, apresenta contexto paradoxal no qual as mesmas mídias que promovem autocuidado frequentemente incentivam a autoexploração. Esta tese aprofunda a investigação teórica do autocuidado e autoexploração a partir do enfoque de pacientes com hipertensão dentro do paradigma da Sociedade do Cansaço. Este estudo, com perspectiva da Pesquisa Participativa Baseada na Comunidade e baseado em revisões de escopo e análise crítica da obra de Byung-Chul Han, explora as contradições da promoção da saúde em mídias sociais na promoção da saúde e avalia as tensões entre autocuidado e autoexploração.”